Luiz Rosemberg Filho nasceu no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1943.
Começou sua carreira como pintor e, aos 18 anos, teve seus primeiros contatos com o cinema por meio do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Seu primeiro filme com diretor foi “Balada da Página 3″ em 1969, e depois realiza os longas “ica do Sexo” e “O Jardim das Espumas”, realizados em 1970.
Em seguida ele foi morar e estudar em Paris e se torna amigo e auxiliar do cineasta Glauber Rocha. Volta ao Brasil em 1975 e passa a atuar como ator e diretor.
Como ator participou de “Gordos e Magros em 1976 e de “A Queda” de Ruy Guerra, em 1978.
Como diretor realizou o impactante “Assuntina das Amérikas” em 1975; “Um Filme Familiar” em 1977 e “Crônica de um Industrial” em 1978, seu filme mais conhecido e considerado pela crítica especializada como o melhor. Fez ainda “O Santo e a Vedete” em 1982 e “Dois Casamentos” em 2015.
Faleceu no Rio de Janeiro, aos 75 anos de idade, em 19 de maio de 2019, vitimado por um câncer.