MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUCIANO CALLEGARI


Luciano Callegari nasceu na capital paulista, no bairro de Perdizes, em 7 de abril de 1938.

Na infância chegou a jogar futebol no clube do Palmeiras, mas ao repetir de ano no colégio, teve que procurar um emprego e foi em um classificado de jornais que achou uma vaga de office-boy na Rádio Excelsior. Começou lá em 1953 e logo se tornou um funcionário de confiança de alguns diretores da emissora.

Foi a seguir para a Rádio Nacional, que era do mesmo grupo da Rádio Excelsior, onde conheceu o também novato Silvio Santos. Era o ano de 1955 e ambos fizeram uma bela carreira na emissora. Em pouco tempo já estava na TV Paulista, onde, em 1960 trabalhou na produção de programas com o então diretor artístico da emissora, Wálter Forster. Chegou a apresentar algumas atrações da emissora e trabalhou ao lado de Hebe Camargo.

Nos anos 1960 se tornou produtor e diretor dos programas de Silvio Santos e esteve com ele na TV Record, na TV Tupi, na TVS e por último no SBT, onde chegou a ser vice-presidente da emissora. Ao todo, Luciano Callegri trabalhou 45 anos com Silvio Santos, tendo deixado o SBT em julho de 2000, depois de fazer parte também do Conselho do Grupo Empreasial Silvio Santos.

Além do “Programa Silvio Santos“, Callegari dirigiu também o “Show de Calouros”, comandado por Silvio Santos, e o programa infantil “Show Maravilha”, apresentado por Mara Maravilha.

Ele foi produtor do filme “Ninguém Segura Essas Mulheres”, uma comédia lançada em 1976, com três episódios dirigidos por Anselmo Duarte, José Miziara e Jece Valadão e tendo no elenco grandes nomes como Milton Moraes, Vera Gimenez, Jorge Dória, Dennis Carvalho e Isabela Garcia, entre outros.

Luciano Callegari depois que deixou o SBT foi para a TV Record, em 2002, a convite de Edir Macedo, como superintendente artístico e de programação da emissora, implantando programas de sucesso como o “Domingo Espetacular”, e deixando o cargo em março de 2004, quando resolveu se aposentar de vez.

Viúvo e pai de quatro filhos, entre eles o diretor de TV Luciano Callegari Junior, ele ainda costuma falar de TV em um perfil que ele criou no Facebook.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação