MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LOBÃO


Joao Luiz Woerdenbag Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1957.

Começaou a tocar bateria na infância e se interessou pelo rock ouvindo bandas como Led Zeppelin e Grand Funk Railroad no programa do radialista Big Boy, pseudônimo de Newton Alvarenga Duarte.

Lobão monta sua primeira banda ainda na escola, com o divertido nome de Nádegas Devagar e aos 17 anos substitui o baterista Candinho na banda de rock progressivo Vímana, que divide com Ritchie,  Lulu Santos, Fernando Gama e Luiz Paulo Simas, e com ela lança o compacto “Zebra”, em 1976.

Integra o grupo Blitz e participa do álbum de estreia da banda, “As Aventuras da Blitz”, como baterista convidado. Deixa a banda em 1981,  para lançar “Cena de Cinema”, o primeiro disco solo com composições próprias.

Como vocalista e guitarrista à frente da banda Lobão e os seus Ronaldos, lança o disco “Ronaldo Foi pra Guerra”, em 1984, com o sucesso “Me Chama”, que se consagra campeão de execuções nas rádios desse ano.

Em 1987, lança o disco “Vida Bandida”, sucesso de vendas, e em 1988 toca tamborim na bateria da escola de samba Mangueira, a convite da cantora Elza Soares.

Abraça a carreira independente e vende o disco “A Vida É Doce”, de 1999, em bancas de jornais. Em 2003, lança a revista Outracoisa, que leva para as bancas discos inéditos dele e de outros artistas como B. Negão, Cachorro Grande e Quinto Andar.

Com o Acústico MTV – Lobão, retorna a uma grande gravadora, a Sony, em 2007 e se torna apresentador do programa “MTV Debate”, da MTV.

Em 2010, lança a autobiografia “Lobão: 50 Anos a Mil”, escrita em parceria com o jornalista Claudio Tognolli.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação