MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LENINE


O nome completo do cantor Lenine é Lenine Macedo Pimentel. Ele nasceu em 2 de fevereiro de 1959, na cidade de Recife, capital de Pernambuco. Lenine é cantor, compositor , arranjador, músico brasileiro e ator.

Filho de um velho comunista e de uma mulher católica praticante, Lenine criou-se com esse impasse. Aos domingos era obrigado a ir à missa com a mãe. O resto do dia ficava com o pai e eles liam Marx, o líder comunista, ídolo dos esquerdistas da época.

Também na casa de Lenine ouvia-se muita música e de todos os estilos. canções napolitanas, músicas alemãs, músicas folclóricas, russas, músicas clássicas, onde entravam Chopin, Tchaikovsky, além de Glenn Miller e mais tarde Hermeto Pascoal, e os Tropicalistas. No final de 1970, Lenine mudou-se para o Rio de Janeiro, pois achava que o meio artístico era reduzido . Por algum tempo dividiu apartamento, no bairro da Urca com amigos músicos, compositores. Depois passou para uma casinha em Botafogo, onde já haviam morado Macalé e depois a atriz Sônia Braga. Depois ele foi para Santa Tereza, o bairro dos artistas.

A primeira cantora de sucesso  que gravou uma música de Lenine, foi Elba Ramalho. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros. Lenine foi produtor de discos muitos importantes, como: ” Segundo”, de Maria Rita; ” De Uns Tempos Pra Cá”, de Chico César; ” Lonji”, de Tcheka, cantor e compositor de Cabo Verde; ” Ponto e Enredo”, de Pedro Luis e Parede.

Em 2005, Lenine ganhou dois prêmios “Grammy Latino”, pelo Melhor Disco de Música Brasileira e outro pela Melhor Canção Brasileira.

Lenine trabalhou em televisão, com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado. Para eles fez a direção musical de: ” Caramuru, a Invenção do Brasil”, que depois da minissérie, virou filme. Foi diretor musical de “Cambaio”, com músicas de Chico Buarque e Edu Lobo.

Ele atuou nos especiais de tv “Sitio do Pica-Pau Amarelo” e “A Terra dos Meninos Pelados”. E esteve também na produção “Era Uma Vez Uma História”, exibida pela Band em 2017.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação