MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LAEL RODRIGUES


Lael Rodrigues nasceu em São Paulo, em 25 de novembro de 1951.

Filho de Joaquim Rodrigues e da jornalista Helle Alves, Lael era sobrinho da atriz Vida Alves.

Desde adolescente Lael Rodrigues manifestou seu dom para as artes. Pintou quadros, compôs músicas, escreveu, desenhou. Iniciou a Faculdade de Arquitetura em Brasília, mas trocou essa área, para fazer cinema em Niterói, onde se formou na Universidade Federal Fluminense.

Trabalhou como jornalista, já começando a se integrar no mundo do cinema, no Rio de Janeiro. Foi assistente de direção de Nelson Pereira dos Santos e Hugo Carvana. Lael foi co-autor, co-produtor e montador do filme “Gaijin, Os Caminhos da Liberdade”, de Tizuka Yamazaki, de quem era sócio, na produtora CPC.

Seu primeiro filme, “Bete Balanço”, teve grande público e recebeu muitos elogios da crítica por ser o primeiro filme clipado do cinema brasileiro. Lael Rodrigues era especialista em montagem e embora fosse também autor e diretor do filme, não abria mão de ser também o montador. O filme, protagonizado por Débora Bloch, teve a música do mesmo nome de Cazuza como o tema principal e também contou com Cazuza como ator.

Lael era tão apaixonado por cinema que acompanhava todas as etapas da produção, chegando a ser o único cineasta do país a ser capaz de executar todas as funções do filme. Era um cineasta completo e defendia a tese de que um filme deveria ser auto-suficiente financeiramente, não sendo adepto de superproduções ou desperdícios. Tanto que “Bete Balanço” deixou de ser vendido para a França e a Itália, porque não tinha sobras suficientes para completar os 3 minutos a mais que os compradores exigiam.

Foi autor e diretor também dos filmes “Rock Estrela” e “Rádio Pirata”, este com a música “Brasil”, feita especialmente por Cazuza. Seu último trabalho foi a produção de “Super Xuxa contra o Baixo Astral”. Seus dois primeiros filmes levaram aos cinemas mais de 3 milhões de espectadores.

Lael Rodrigues faleceu prematuramente, aos 37 anos, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 8 de fevereiro de 1989, deixando roteiros prontos e o filho Luan Rodrigues com 3 meses de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação