MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JUSSARA FREIRE


Jussara Rocha Freire nasceu em 08 de fevereiro de 1956, na capital paulista.

Começou na TV Record em 1973, ano em que participou das novelas “Venha Ver o Sol Nascer na Estrada” e “Vidas Marcadas”. No ano seguinte já estava na TV Tupi, onde atuou nos sucessos de “Os Inocentes” e “Barba Azul”. Ainda na mesma emissora paulista fez parte do elenco de “O Sheik de Ipanema”; “Senhoras e Senhores”; “Sossega Leão”; “Éramos Seis” e “O Direito de Nascer”.

Ela vai para a TV Bandeirantes, em 1982, onde fez “Os Imigrantes” de Benedito Ruy Barbosa e “Braço de Ferro”, escrita pelo seu marido na época, Marcos Caruso. Em 1990, na TV Manchete, o reconhecimento do público e da crítica veio com sua Filó da novela “Pantanal”, também de Benedito Ruy Barbosa, que lhe valeu o Troféu Imprensa e o Prêmio APCA de melhor atriz.

Ainda atuou em mais dois trabalhos na Rede Manchete: a novela “Amazônia”, em 1991 e a novela “Guerra Sem Fim” em 1993. Depois apareceu em outro trabalho premiado: a versão do SBT de “Éramos Seis“, no papel de Clotilde. Na emissora de Silvio Santos ainda pode ser vista nas novelas “Sangue do Meu Sangue” e “Os Ossos do Barão”.

Passou pela TV Record nas novelas “Estrela de Fogo” e “Marcas da Paixão”, e chegou na Rede Globo, onde fez a minissérie “Os Maias” e as novelas “Coração de Estudante” e “Esperança“.Em 2004, fez a novela “Cabocla“, no papel de Bina e ainda na mesma emissora atuou em 2006, na novela “Belíssima“.

Entre 2006 e 2008 esteve na TV Record, onde atuou em “Vidas Opostas” e “Chamas da Vida“. Em 2010, retornou ao SBT, no remake da novela “Uma Rosa com Amor“. No ano de 2012, retorna a TV Record, na novela “Máscaras“. Em 2013, faz outra novela, “Pecado Mortal” e a série “Milagres de Jesus“. E em 2014, outro seriado, “Plano Alto“. Suas duas últimas novelas na TV Record foram “Escrava Mãe” e “Apocalipse”.

Jussara foi casada por mais de dez anos com o ator e diretor Marcos Caruso, com quem teve um casal de filhos.

No Cinema ela participou de cinco filmes: “O SuperManso”; “Sedução”; “O Sexo Mora ao Lado”; “Adultério Por Amor” e “O Médium”.

No Teatro ela teve grandes oportunidades, com destaque para as peças “A Cinderela do Petróleo“; “O Peru”; “O Vison Voador” e “As Pontes de Madison”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação