MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ MIZIARA


José de Barros Miziara nasceu em Barretos, interior de São Paulo, em 29 de dezembro de 1935.

Em 1952, com quase 17 anos de idade, veio para a capital paulista com sua família. A carreira começou no teatro amador no Colégio Piratininga, onde estudava. Participou do I Festival Paulista de Teatro Amador e teve como professores diretores renomados de teatro, como Adolfo Celi, Ruggero Jacobi, Carla Civelli e Gianni Ratto.

Foi contratado por Sérgio Cardoso para atuar na peça “Hamlet“, de 1956, pela Companhia Nydia Lícia. Deixou o teatro pela televisão e pelo cinema nos anos 1970, e só retornou aos palcos, alguns anos depois, na peça “Esses Homens Traidores e Seus Galhos Maravilhosos”. 

Durante alguns anos trabalhou no Circo Piolim, na década de 1950. E lá conheceu e se casou com a filha de Piolim, a atriz Ana Ariel.

Estreou na Televisão na TV Tupi, em 1955, participando do “Grande Teatro Tupi”. Também atuou como ator na TV Record e na TV Paulista, onde esteve no programa humorístico “Dorinha é de Morte”.  Na TV Continental atuou com sua futura primeira esposa, Ana Ariel, e também produziu várias atrações para a emissora.

José Miziara estreou na TV Excelsior do Rio em setembro de 1963, onde faz o “Tele Teatro”  e produz os programas “São Paulo Se Diverte”; “Cancioníssima 63”; “Eu Sou Juca Chaves” e “Elizete Cardoso Show”.
Na TV Rio, em seguida, volta a produzir programas humorísticos como “O Riso é o Limite”; “Noites Cariocas”; “Mundo Alegre de José Vasconcellos”  e “O Riso Mora Ao Lado”.
Em 1968, vai para a TV Bandeirantes e atua na novela “Nunca é Tarde Demais“. Anos depois, em 1974, volta as novelas pela Rede Globo em “Fogo Sobre Terra” de Janete Clair.
Vai para a recém criada TVS em 1977, onde dirige a novela “O Espantalho” e outras atrações da emissora de Silvio Santos como o programa “Um Instante, Maestro” com apresentação de Flávio Cavalcanti.
Em 1987, ingressa no programa “A Praça é Nossa“, onde além de atuar como ator, escreve vários textos e esquetes para a atração do SBT, comandada por Carlos Alberto de Nóbrega.
No Cinema ele estreou em 1960 no filme “Cacareco Vem Aí“, mas se destacou como diretor e como ator ou roteirista em filmes como “Já Não Se Faz Amor Como Antigamente”;”Ninguém Segura Essas Mulheres”; “O Bem Dotado, o Homem de Itu”; “As Amantes de Um Homem Proibido”; “Meus Homens, Meus Amores”; “Embalos Alucinantes”; “As Intimidades de Analu e Fernanda”; “Os Indecentes”; “Pecado Horizontal” e “Gozo Alucinante”, entre outros.
Miziara também trabalhou como dublador, diretor, montador, e sincronizador em estúdios de dublagem e foi a voz do ator Jack Lemmon por muitos anos.
 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação