MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ ANTONIO GARCIA


José Antonio Garcia nasceu em São Paulo, em 19 de dezembro de 1955.

Formado em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP – ECA, se graduou como cineasta em 1977. Passou então a atuar como roteirista, diretor e produtor de Cinema e de Teatro.

Estreou no Cinema em 1976 com o curta-metragem “Hoje Tem Futebol“, e em 1980, firmou uma parceria com o também diretor Ícaro Martins, com quem dirigiu sucessos do cinema nacional de crítica e público como “O Olho Mágico do Amor” em 1981; “Onda Nova” em 1983 e “A Estrela Nua” em 1984, todos os três filmes estrelados por Carla Camurati.

Em 1990, a partir de um texto de Clarice Lispector, ele fez o filme “O Corpo”, estrelado por Marieta Severo, Antonio Fagundes e Cláudia Jimenez.

José Antonio Garcia dirigiu em 2000, o filme policial “Minha Vida em Suas Mãos“, estrelado e produzido pela atriz Maria Zilda Bethlem.

Em 2003, ele começou a desenvolver o projeto de mais um filme com Carla Camurati, que seria “Ele Me Bebeu“, mas o diretor não conseguiu começar as filmagens.

Seu último trabalho foi a direção do espetáculo “A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos”, que estreou no Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de 2005, poucos dias antes da morte dele, também baseado em Clarice Lispector e estrelado por Louise Cardoso.

José Antonio Garcia morreu em 22 de dezembro de 2005, na capital paulista, aos 50 anos de idade, com falência múltipla dos órgãos. Seu velório aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS).

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação