MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JEAN GARRET


José Antonio Nunes Gomes e Silva, mais conhecido como Jean Garret, nasceu na Ilha das Flores, no Arquipélago dos Açores, Portugal, em 16 de abril de 1946.

Chegou ao Brasil em 1966 e adotou o nome artístico de Jean Silva e realizou vários trabalhos como fotógrafo de moda e chegou a ter o seu próprio estudio de propaganda. Logo se tornou também produtor e fotógrafo de fotonovelas para revistas brasileiras.

Em 1968, convidado por José Mojica Marins, o Zé do Caixão, ele foi ator e fotógrafo no filme “O Estranho Mundo de Zé do Caixão“. A partir dái se tornaria fotógrafo de cena, ator e assistente de direção de nomes impostantes do chamado Cinema da Boca do Lixo de São Paulo, entre eles, Ody Fraga, Carlos Reichenbach, Luiz Castellini e W. A. Kopezky.

Adotou o nome artístico de Jean Garret e passou a dirtigir filmes que foram responsáveis por grandes bilheterias no cinema nacional nos anos 1970 e 1980. O primeiro deles foi “A Ilha do Desejo”, em 1975, estrelado por David Cardoso. Com o mesmo ator ele ainda faria outros sucessos que foram “Possuidas Pelo Pecado” e  “Amadas e Violentadas”.

Jean Garret também dirigiu os filmes “Excitação”; “Noite em Chamas”; “A Força dos Sentidos”; “Mulher, Mulher”; “A Mulher que Inventou o Amor”; “O Fotógrafo”; “Karina, Objeto de Prazer”; “A Noite do Eterno Amor”; “Tchau Amor” e “Estranho Desejo”.

Ele foi casado com a atriz Aldine Muller e durante alguns anos administrou o Teatro Bibi Ferreira, na capital paulista. Foi lá que realizou seus últimos trabalhos que foram as peças “Rapunzel” e “Tutti Buona Gente” em 1989 e 1990.

Jean Garret faleceu de infarto, na capital paulista, em 21 de abril de 1996, aos 50 anos de idade.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação