MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IVO MORGANTI


Ivo Morganti nasceu aos 12 de julho de 1956, na cidade de São Paulo. Ele é jornalista, locutor, repórter e ator.

Iniciou sua carreira no SBT em 1984, indicado por Gugu Liberato e contratado pelo diretor da emissora na época, Ricky Medeiros. Atuou como repórter esportivo, repórter geral e apresentou o telejornal “Cidade 4”. Também foi diretor de esportes e de programas. Atuou como repórter do “Viva a Noite” e locutor das brincadeiras esportivas do “Oradukapeta”, de Sérgio Mallandro. No dia 7 de fevereiro de 1988, narrou a final do “Campeonato Brasileiro de 1987”, Sport x Guarani. A partir de 13 de junho de 1988, apresentou o “Boletim das Olimpíadas”, junto com Suzana Rangel. Nesses jogos, na Coréia do Sul, narrou vários eventos.

Durante uma gravação como repórter do “Viva a Noite”, no dia 13 de dezembro de 1988, escapou de um acidente que levou a morte cinco funcionários do SBT. Ele estava no seu próprio carro e testemunhou o acidente com o carro da equipe.

Na “Copa América de 1989” foi comentarista e narrador de partidas da Seleção Brasileira. No ano seguinte, foi um dos narradores do SBT na “Copa do Mundo de 1990”, ao lado de Luiz Alfredo e Carlos Valadares. Em 16 de junho de 1990, narrou ao vivo no SBT, e com exclusividade, a luta entre o brasileiro Adilson Maguila Rodrigues e George Foreman, direto de Las Vegas, nos Estados Unidos. Ainda em 1990, estreou no comando do “Show de Notícias”, telejornal do SBT nas manhãs de domingo, que inovava ao mostrar bastidores de reportagens e erros de gravação das matérias.

Mas seu grande destaque é como apresentador do programa jornalístico “Aqui Agora”, lançado em 1991, que revolucionou o jornalismo na TV brasileira. Um dos momentos marcantes dessa fase aconteceu no dia 6 de fevereiro de 1995, quando ele e Liliane Ventura apresentaram a atração direto da Ponte das Bandeiras, em São Paulo, debaixo de um forte temporal. Com a chuva eles não conseguiram chegar na emissora. Outro episódio histórico ocorreu no dia 3 de março de 1996, quando Ivo ancorou ao vivo uma edição especial do “Aqui Agora”, direto de Guarulhos, em São Paulo, onde os corpos dos integrantes da banda Mamonas Assassinas seriam velados. A cobertura teve 21 pontos de média e picos de 32 pontos, segundo dados do IBOPE, mesmo sendo exibido até às 2h30 da madrugada. Ivo ficou no programa até o final, em 1996. Apresentou ainda o “Notícias de Última Hora” e no final do ano deixou a emissora.

Voltou ao SBT como ator, em 2015, numa participação especial como o delegado que cuidava do desaparecimento de Manuela (Larissa Manoela) na novela “Cúmplices de um Resgate” Novamente, em 2019, atuou como delegado na novela do SBT, “As Aventuras de Poliana”, vivendo o Delegado Valderrama, responsável por cuidar da briga entre os personagens Roger (Otávio Martins) e Durval (Marat Descartes).

Popular, Ivo se elegeu vereador em São Paulo. Mas não seguiu a carreira. Morou na Argentina por uns tempos. E já teve um restaurante. Atualmente atua em programas independentes exibidos em emissoras do interior do estado de São Paulo.

 

M.A.Z./11-04-2021

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação