MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HENRIQUETA BRIEBA


Henriqueta nogues Brieba nasceu na cidade de Barcelona, Espanha, em 31 de Julho de 1901.

Veio para o Brasil ainda adolescente com a companhia teatral que os pais faziam parte e começou também a atuar nos palcos. Atriz de amplos recursos e comediante nata, participou de várias companhias de teatro a partir dos anos 1920.

Na cidade do Rio de Janeiro estreou em Teatro de Revista em 1925 no espetáculo “Amendoim Torrado” e também se destacou em “Gigolette”; “Comigo é na Madeira”; “Mamãe, Quero Casar”; “Miss Dolly”; “O Divino Perfume”; “Um Escândalo na Broadway” e “O Irresistível Bentinho”.

Estreou no Rádio em 1939, na Rádio Mayrink Veiga e na década de 1940 foi um dos grandes destaques da Rádio Nacional, participando de programas de humor e de muitas radionovelas.

No Cinema estreou em 1944, em”Romance de um Mordedor”, mas foi na década de 1970, que se tornou uma das presenças mais constantes das nossas telas, aparecendo em 30 filmes, entre eles: “A Penúltima Donzela”; “Pra Quem Fica, Tchau”; “O Enterro da Cafetina”; “Ascensão e Queda de um Paquera”; “O Barão Otelo no Barato dos Bilhões”; “Cassy Jones, o Magnífico Sedutor”; “A Viúva Virgem”; “Toda Nudez Será Castigada”; “O Sexo das Bonecas”; “Banana Mecânica”; “O Roubo das Calcinhas”; “Com as Calças na Mão”; “A Mulata que Queria Pecar”; “Se Segura Malandro”; “Para Viver um Grande Amor” e “Super Xuxa Contra o Baixo Astral”.

Estreou em Televisão em 1958, no “Grande Teatro Orniex” na TV Rio, e em 1965, participou do programa “Clube dos Morcegos” na TV Tupi. A estréia nas novelas aconteceu na TV Globo em 1970, em “Assim na Terra Como no Céu”, e depois vieram “Bandeira 2″; “Uma Rosa Com Amor”; “Os Ossos do Barão; “Escalada”; “A Moreninha”; “Anjo Mau”; “Estúpido Cupido”; “Chega Mais”; “Ciranda de Pedra”; “Paraíso”; “Guerra dos Sexos”; “Champagne”; “Um Sonho a Mais”; “Cambalacho”; “Sassaricando”; “O Primo Basílio”; “Meu Bem, Meu Mal” e “O Mapa da Mina”. 

A pequenina grande atriz Henriqueta Brieba faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de setembro de 1995, em virtude de um enfisema pulmonar, aos 94 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação