Henrique Morelenbaum é o nome artístico adotado por Saul Hertz Lorelenbaum. Ele nasceu na Polônia, em 1931, mas é naturalizado brasileiro, para onde veio ainda menino. Henrique Morelenbaum é violonista, regente e professor.
Muito disputado, pois é realmente muito bom músico, Henrique estudou na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formou-se em Composição, Regência, Violino e Viola. Em seguida fez diversos cursos de especialização, para ir se aprimorando cada vez mais. Ele integrou o ” Quarteto da Rádio MEC”, de 1959 a 1960, e o da escola Nacional de Música da Universidade de Brasília. Foi quando realizou concertos para toda a América do Sul e também para a Europa.
Em 1972, recebeu na Associação Paulista de Críticos de Arte o Prêmio Villa-Lobos de Melhor regente do ano. Em 1973, foi o único brasileiro convidado para participar da temporada de balé da Ópera de Paris. Ele é maestro da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. É também professor do Instituto Villa-Lobos e professor das cadeiras de Harmonia Superior, Contraponto e Fuga, da Escola Nacional de Música .
O maestro já gravou muitos discos. Citemos: ” Música Imperial”, ” Credo”, ” Mandu- Caraçá”.
Ele é pai do também músico Jaques Morelenbaum.