MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HAROLDO FERNANDES


Haroldo Fernandes Biagioni, conhecido do público apenas como Haroldo Fernandes, nasceu em São Paulo no dia 20 de julho de 1930, Ele foi um grande nome da era de ouro do rádio esportivo brasileiro, como um dos principais narradores da história. Era chamado de “o homem da camisa 10″ da “equipe 1.040” da Rádio Tupi de São Paulo, grupo que se destacou nos anos 1960 e 1970 na cobertura do futebol para o público paulista, com repercussão nacional.

Ele é criador do bordão “Quem ganhou, ganhou, quem não ganhou, não ganha mais”.

Além da Tupi SP, Haroldo também ocupou os microfones das rádios Bandeirantes, Difusora (cassada em 1981, junto com a TV Tupi), Record e Pan-Americana (hoje Jovem Pan). Haroldo atuou entre os anos 1950 e 1980.

A cobertura dos bastidores do mundo radiofônico da época sempre destacou em Haroldo Fernandes sua narração precisa, sua vibração espontânea e sua voz agradável.

Com formação em Direito, Haroldo Fernandes atuou também como advogado, desde 1957, tendo se aposentado como procurador da Prefeitura de São Paulo.

Ele faleceu no dia 10 de janeiro de 2022, aos 91 anos, de causas naturais. Estava aposentado fazia mais de 30 anos. Dividia sua rotina entre dois endereços: o bairro do Campo Belo em São Paulo e a cidade de São Lourenço em Minas Gerais.

 

 

M.A.Z./ 15-01-2022

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação