MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GUTO GRAÇA MELLO


Guto Graça Mello nasceu no Rio de Janeiro , em 29 de abril de 1948. Guto é músico. Toca vários instrumentos. Compôs várias trilhas de novelas. Atua em televisão e em gravadoras. É grande produtor musical.

Guto Graça Mello é filho dos atores Stella e Octávio Graça Mello, pioneiros do rádio e da televisão brasileira.

Guto, após os estudos secundários, entrou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, para fazer Arquitetura . Mas desistiu e saiu. Começou a estudar violão e entrou na escola “ Pró-Arte”. Gostava de música. Montou grupo musical, a que deu o nome de : “ Vox Populi”. Foi para o México e lá ficou por três anos, onde conheceu pessoas do meio artístico e foi convidado para fazer a trilha sonora do filme: “ Missão: Matar”. O filme foi assistido pelo então diretor-geral

da TV Globo: Walter Clark, que o convidou para procurá-lo no Rio de Janeiro. Guto assim fez e foi contratado pela Globo.

Em verdade, Guto era amigo de Mariozinho Rocha, depois diretor musical da Globo, e em parceria com ele, fez as músicas: “Manifesto” e “Cabra Macho”, que foram gravadas respectivamente por Elis Regina e Nara Leão. Antes de sua contratação, por várias vezes, Guto havia tocado violão em programas musicais da Globo.

Em 1972, Guto foi produtor musical do programa: “ Viva Marília”, com Marília Pêra, e convidados. No ano seguinte, ao lado de Nelson Motta, fez a trilha da novela : “Cavalo de Aço”.Por esse mesmo tempo, outro diretor da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ao conversar com Guto, resolveu dar a ele uma bolsa para estudos musicais na Universidade de Berkeley, Califórnia. E Guto foi para lá, com toda a família.

De volta á Globo, ele assumiu a direção musical da emissora.

Guto foi também convidado por João Araújo, diretor- geral da gravadora “ Som Livre”, para juntos gravarem trilhas musicais de novelas. Resolveram contratar para isso cantores importantes como: Djavan, Jorge Ben e outros.

Na Globo, Guto cuidava do orquestramento de todas as novelas. Uma atrás de outra, além do tema do programa: “ Fantástico” e outros. Produzia trilha musical de programas infantis, como “ Pirlimpimpim l e ll, “ Plunct, Plact, Zuum l e ll”, Sítio do Picapau Amarelo” e minisséries, como: “ O Tempo e o Vento” e outras.Na década de 80, Guto foi diretor musical dos Festivais de Canção MPB 80 e MPB- Shell.

Mas, em 1989, Guto afastou-se da televisão por cinco anos, dedicando-se a produzir jingles publicitários e peças de teatro. Na industria fonográfica, dedicou-se só à produção de artistas como Maria Bethãnia e Roberto Carlos.

Além do grande trabalho em televisão, Guto Graça Mello fez trilha sonora de mais de 30 filmes brasileiros. Entre esses filmes, podemos citar: “Nosso Lar”, “Se eu fosse Você”, “ Cazuza”, “ A Estrela Sobe” e inúmeros outros.

 

por Vida Alves

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação