Edson Jarbas Olimecha nasceu numa tradicional família de artistas circenses em 20 de julho de 1942.
Ele começou muito cedo trabalhando no circo Olimecha, que era do pai dele. Com o nome artístico de Gugu Olimecha, se destacou como autor teatral, escrevendo peças como “Comédia dos Sexos”. Em 1988, foi eleito um dos mais jovens conselheiros da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), na cadeira 17, sucedendo o jornalista e dramaturgo Mario Magalhães.
Teve passagens pela Tv Tupi e TV Bandeirantes. Mas foi na TV Globo que se tornou redator de importantes programas humorísticos. Seus textos ajudaram no sucesso de programas como “Sai de Baixo”, “Zorra Total”, “A Escolinha do Professor Raimundo”, “Chico Anysio Show” e “Os Trapalhões”.
Trabalhou como ator na novela “Chega Mais” da TV Globo e nos filmes “Crônica à Beira do Rio” (1980) e “Como Matar Uma Sogra” (1978). Escreveu também os diálogos do filme “O Lado Certo da Vida Errada” (1996).
Seu último trabalho foi na redação do programa humorístico “Zorra Total” de 2011 a 2014. Gugu Olimecha faleceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de março de 2014, aos 71 anos de idade, vitimado por um câncer no pulmão