MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GLÓRIA PEREZ


O nome inteiro da escritora Glória Perez é Glória MariaFerrante Perez. Ela nasceu em Rio Branco, capital do estado do Acre, em 25de setembro de 1948. Mudou-se para o Rio de Janeiro e na UFRJ, UniversidadeFederal do Rio de Janeiro, fez História e depois mestrado, na mesmainstituição. Moça culta e inteligente, conseguiu emprego na Rede Globo deTelevisão e foi ser colaboradora da novelista Janete Clair, que se achavaadoentada. Isso aconteceu na novela:”Eu Prometo”. Era a primeira vezque Janete trabalhava com um colaborador. E aconteceu que ela foi piorando eacabou por morrer, no decorrer da novela. Foi Glória Perez quem encerrou otrabalho E o fez com perfeição., levando a trama até o final.

Glória Perez passou então à primeira linha, dentre osescritores de novelas brasileiras. E inovou bastante. Por exemplo: lançoucampanhas de utilidade pública através das telenovelas. Isso a fez muitopopular e querida. Fez campanha para localização de crianças desaparecidas.Por suas campanhas humanitárias, foi muitas vezes premiada, tanto no Brasil,como no exterior. Dentre eles recebeu prêmios nos Estados Unidos. Foramprêmios do FBI e do DEA, por campanha para auxiliar os dependentes químicos,que Glória enfocou na novela;”O Clone”. Em :”Carmem”,de 1987, escreveu sobre Aids. Em :”Barriga de Aluguel”, de 1990,tratou de troca de bebês em maternidades. E aí por diante. A autora enfocou:homossexualismo, deficiência visual,cleptomania, islamismo, etc.

Na minissérie: “Amazônia, de Galvez a ChicoMendes” , Glória Perez enfocou a saga do povo acreano, aliás o seu povo,para se incorporar ao Brasil e a luta pela preservação de floresta amazônica.

Glória Perez escreveu as seguintes obras:””EuPrometo”, em parceria com Janete Clair. Em 84:”PartidoAlto”, junto com Aguinaldo Silva. Em 87:”Carmem”, para aTV Manchete.Em 89: “Desejo”, minissérie para a Rede Globo.90,sempre na mesma emissora:”Barriga de Aluguel”. Em 92:”De Corpo eAlma”, de 1995:”Explode Coração”, em 98:” PecadoCapital”. Em 2001:”O Clone”. Em 2005:”América”. Em2007:”Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”.

Em1992, no decorrer da novela:”De Corpo eAlma”, Glória Perez sofreu a maior dor de sua vida. Sua filhaDaniela Perez, atriz, que participava da novela, foi brutalmente assassinada porum colega Guilherme de Pádua e sua mulher Paula Nogueira Thomaz.Por motivotorpe eles a mataram, e foram condenados a dezenove anos de prisão, tendoconseguido, porém, liberdade condicional. em 1999. Glória Perez lançou-se comsua força e garra para que fosse feita justiça e sua posição foi de totalapoio e respeito por parte da sociedade brasileira.

Em 2009, Glória Perez escreveu a novela “Caminhos das Índias”, enorme sucesso do horário nobre da Globo, que ganhou o prêmio internacional Emmy, na categoria melhor novela.

Em 2010, viu suas obras “Caminhos das Índias” e “O Clone” serem adaptadas para versões latinas: “Camino a las Índias”, na TV Azteca e “El Clon”, na Telemundo.

Em 2012, fez “Salve Jorge”. Em 2013, o seriado “O Canto da Sereia”. E em 2014, outro seriado, “Dupla Identidade”.

Glória Perez é uma das melhores novelistas do Brasil.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação