Germano Mathias nasceu em São Paulo , capital, em 2 de junho de 1934. Ele é cantor, e representante do samba paulistano. Tem muitos discos gravados. E atua também em cinema e já atuou em televisão.
Seu samba de estreia foi: “ Minha Nega na Janela”, que foi o primeiro e fez muito sucesso. Seu jeito peculiar de cantar, de interpretar sambas, logo chamou a atenção do público e da mídia. Ele canta de forma sincopada. Além de cantar, toca uma latinha, que parece latinha de graxa, como usam os engraxates da Praça da Sé, centrão da capital. paulista. É com esse pequeno instrumento que o cantor sempre se apresenta, para marcar o ritmo. E ele diz que, em verdade, aprendeu isso com os engraxates com quem conviveu, quando bem garoto.
Germano também canta músicas de Zé Ketti .Quem se diz fã de Germano Mathias é Gilberto Gil, que gravou em 1978, o álbum: “ Antologia do Samba- Choro”, que traz músicas desse cantor, que nasceu na capital, no bairro do Pari.
A maioria de seus álbuns saíram nas décadas de 50 e 60; Depois disso seus discos foram esporádicos, cada vez mais.
Em cinema:
Germano fez os filmes: “ O Preço da Vitória”, “ Quem Roubou Meu Samba”.
Em televisão:
Foi convidado para atuar na novela: “ Brasileiros e Brasileiras”, do SBT, exibida em 1990.
Shows:
É o seu forte. Faz shows constantemente e é sempre muito aplaudido.
Já está fazendo mais de 50 anos de carreira. Seus discos:
Em 1957: “ Antologia do Samba-Choro”. “Germano Mathias”, em 57. “ Em Continência ao Samba”, 58.” Hoje É Batucada”, em 59. “ Ginga no Asfalto”, em 62. “ Samba de Branco”, em 66, “O Catedrático do Samba”, em 67. “ Samba É Comigo Mesmo”, em 68. “ Germano Mathias”, em 74.” As 20 Preferidas de Germano Mathias”, em 97.” Talento do Bamba”, em 2002 e o DVD: “ Ginga”, em 2002.
Germano Mathias serviu o Exército Brasileiro, ao lado do grande cantor e apresentador: Rolando Boldrin.