Geneton Moraes Neto nasceu em Recife, capital de Pernambuco, em 13 de julho de 1956.
Com apenas dezesseis anos já trabalhava no centenário Diário de Pernambuco como repórter e com menos de vinte anos já estava na redação do O Estado de São Paulo.
Formado em Jornalismo, ingressa na TV Globo em 1982. Durante os anos 1980 trabalha em importantes telejornais da emissora como “RJTV” e “Jornal da Globo“.
Em 1991, começa a fazer reportagens para o programa “Fantástico”, e logo depois históricas entrevistas com Roberto Carlos e Ariano Suassuna. Em 2009, no canal por assinatura das Organizações Globo, o Globo News, produz, edita e apresenta o “Dossiê Globonews“, onde realiza históricas entrevistas.
Em 2012, Geneton Moraes Neto recebe o Premio João Ribeiro da Academia Brasileira de Letras em razão de sua importante contribuição para a Cultura Brasileira, por meio de sua atividade jornalística.
Autor de importantes livros como “Dossiê 50: os Onze Jogadores Revelam os Segredos da Maior Tragédia do Futebol Brasileiro”, onde entrevista jogadores uruguaios e brasileiros da final da Copa do Mundo de 1950, e que foi publicado em 2000, pela Editora Objetiva.
Geneton Moraes Neto faleceu com apenas 60 anos, em 22 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro, tendo sido cremado no Cemitério do Caju, na mesma cidade.