MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FRANCISCO NAGEM


O nome completo do ator era Francisco Nagem Torres. Ele nasceu no dia 18 de setembro de 1939, no Rio de Janeiro/RJ. Era descendente de libaneses.

O ator foi um dos fundadores do “Teatro de Arena Elza Osborne”, conhecido também como “Lona Cultural Elza Osborne”, a primeira do Rio. Ele desenvolveu uma longa carreira de ator e produtor. No cinema, no teatro e na televisão.

Francisco Nagem iniciou sua vida artística profissional nos palcos e seu maior sucesso no teatro foi na peça “Os Veranistas” em 1978, ao lado de Ítalo Rossi.

No cinema atuou no filme “O Barão Otelo no Barato dos Bilhões”, que tem Pelé no elenco.

Na televisão esteve nas novelas “Verão Vermelho” (1970), “ Escalada” (1975), “Vejo a Lua No Céu” (1976), “Dancing Days” (1978-1979), “Louco Amor” (1983), “Selva de Pedra” (1986), “Sassaricando” (1987) e na minissérie “Memorial de Maria Moura” (1994). Seu último papel na telinha foi o Cerqueira em “Paraíso Tropical” (2007). Todos esses trabalhos foram realizados na Globo.

O personagem mais lembrado pelo público é o sovina Elias, do “Sítio do Picapau Amarelo”, que funcionava com o uma espécie de vilão do seriado baseado na obra do escritor Monteiro Lobato. Ele viveu o personagem entre 1978 a 1986.

Francisco Nagem era casado com Helenice Mendonça Martins Nagem, desde 1970 e tinha duas filhas: Lariane Soraia e Lidiane Suelem.

Ele faleceu em 24 de outubro de 2017, aos 78 anos. Estava morando em Campo Grande, RJ. Era um dos diretores do Teatro de Arena da cidade.

Em março de 2016, Nagem reapareceu na televisão. Na Record, no programa “Domingo Show”, Geraldo Luís reuniu os remanescentes do antigo elenco do “Sítio”.

 

Em 25-10/2017 /M.A.Z.

 

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação