MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FRANCISCO DANTAS


Francisco Vladislovas Tschepokaitis nasceu  em Kaunas, na Lituânia, que era uma província da Rússia, em 10 de abril de 191o.

Veio para o Brasil adolescente, com seus pais. Antes de entrar para o mundo artístico e assumir o nome professional de Francisco Dantas, foi agricultor e vaqueiro. Mas era um jovem interessado por arte.

Em Teatro, ele estreou em 1931, no espetáculo “A Inimiga”, interpretando um criado. Nos anos 1940, trabalhou nas Companhias de Raul Roulien, Darcy Cazarré, Palmeirim Silva, Sebastião Arruda, Alma Flora e a de Iracema de Alencar, ao lado de grandes nomes brasileiros, como Bibi Ferreira, Paulo Autran e Procópio Ferreira.

Em Cinema, a primeira atuação de Francisco Dantas foi em 1944, no filme “Romance de um Mordedor”, e em 1949, ele fez “Carnaval no Fogo”,e em seguida vieram vários outros filmes de sucesso como “Aí Vem o Barão”;  “Barnabé tu és Meu; “Destino”; ”Quem Sabe, Sabe”; “Fuzileiro do mor”; “Boca de Ouro”; “Pega Ladrão”; “A Baronesa Transviada”; “ Metido a Bacana”; “O Noivo da Girafa”; ”Eu Sou o Tal”; “Quem Roubou Meu Samba?”; “Dona Xepa”; “Maria 38”; “Esse Rio Que Eu Amo”; “Sai Dessa, Recruta”; “O Viúvo Alegre”; “Viúva Valentina”; “Assassinato em Copacabana”; “Massacre no Supermercado”; “Marcelo Zona Sul”; “Em Família”; “Pais Quadrados…Filhos Avançados”; “Como Ganhar na Loteria Sem Perder a Esportiva”; “Uma Pantera Em Minha Cama”; “Salve-se Quem Puder”; “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa”; “Robim Hood, O Trapalhão da Floresta”; “As Loucuras de Um Sedutor” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.

Na Televisão, o ator Francisco Dantas começou em 1957, na TV Rio no “Teatro de Variedades Moinho de Ouro”, e depois na TV Tupi fez o “Teatro Câmera Um” e o “TV de Comédia“. Foi para a TV Globo em 1970 para fazer a novela “Irmãos Coragem”. Em 1972, esteve na líder de audiência “Selva de Pedra”, e depois atuou em “Supermanuela”; “Gabriela”, onde foi o Coronel Jesuino Guedes de Mendonça, em 1975; “Saramandaia”; “Escrava Isaura”; “Dona Xepa”; “O Pulo do Gato”; “Dancin’Days”; “A Sucessora”; “Feijão Maravilha”; “Cabocla”; “Água Viva”; “Coração Alado”; “Hipertensão”; o remake de “Selva de Pedra”, em 1986; “Olho Por Olho”; “Fera Radical”; “República”; “Que Rei Sou Eu?”; “O Salvador da Pàtria” e “Top Model”, todas na TV Globo.

Em 1990, ele se mudou para a TV Manchete, onde fez a série “Fronteiras do Desconhecido” e a novela “O Fantasma da Ópera”. Em 1992, voltou para a TV Globo e atuou nas novelas “Felicidade”. e “Mulheres de Areia” e nas minisséries “Agosto” e “Memorial de Maria Moura”. Fez ainda “As Aventuras do Tio Maneco” na TV Cultura/TV Educativa e “O Sítio do Picapau Amarelo” na TV Globo.

Foi casado com a atriz Zulmira Médici, com quem teve três filhas. Francisco Dantas sofreu uma cirurgia da próstata, e em seguida teve insuficiência renal, falecendo em 29 de agosto de 2000, no Rio de Janeiro, aos 89 anos de idade.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação