MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ELIANE LAGE


Eliane Margaret Elizabeth Lage nasceu em Paris/FRA no dia 16 de julho de 1928. É filha de pai brasileiro e mãe britânica. Veio para o Brasil com seis meses de idade. Na juventude fez trabalhos sociais na Favela Dona Marta. Mais tarde foi estudar na Inglaterra e depois foi para à Grécia, onde atuou como voluntária num campo que abrigava crianças durante a guerra civil que assolou o país.

Quando voltou ao Brasil chamou atenção do cineasta inglês Tom Payne, que era diretor no estúdio de cinema Vera Cruz. Foi convidada para um teste e acabou sendo a protagonista de “Caiçara”, em 1950. No ano seguinte casou-se com Payne. A união durou 15 anos. Tiveram três filhos.

Os filmes de Eliane sempre tiveram repercussão. “Sinhá Moça” fez sucesso internacional, e deu a Ruth de Souza uma indicação como melhor atriz no Festival de Veneza. E o filme também foi muito bem recebido no Festival de Berlim.

Eliane só teve uma passagem pela televisão. Em 1957, dirigida pelo marido, ela estrelou a sitcom “A Vida Com Eliane”, na TV Tupi SP. O programa era inspirado em “I Love Lucy”. Eliane não se adaptou ao veículo e desistiu do projeto. A atração foi ao ar por apenas seis semanas.

Na sua curta carreira Eliane Lage fez:

1950 Caiçara Marina cinema
1951 Terra É Sempre Terra Dora cinema
1951 Ângela Ângela cinema
1953 Sinhá Moça Sinhá Moça cinema
1957 A Vida com Eliane – programa Eliane Tupi
1959 Ravina Ravina cinema
2006 Adolfo Celi, Un Uomo per Due Culture – documentário ela mesma cinema

Em 1959, depois de ter feito “Ravina”, filme dirigido pelo crítico de cinema Rubem Biáfora, ela e Tom abandonaram o cinema. Foram morar no Guarujá/SP, onde abriram um antiquário. Em 1965 o casal se separou. Ela morou durante algum tempo em Petrópolis/RJ e finalmente se estabeleceu em Pirenópolis, em Goiás, onde vive até hoje.

Em 2005 Eliane Lage lançou sua biografia, “Ilhas, Veredas e Buritis”. No auge de sua carreira ela era chamada pelos fãs e jornalistas de “a Greta Garbo brasileira”.

 

M.A.Z./ 15-07-2021

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação