MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DINO SANTANA


Ondino Oscar Sant’Anna, conhecido como Dino Santana, nasceu em Niterói, capital do Rio de Janeiro, em 29 de julho de 1939.

Foi ator, diretor, produtor e principalmente humorista, e trabalhou em cinema, circo, teatro e TV. Ele tinha a arte do circo e do humor na veia, pois era filho do palhaço Picolino, sobrinho do comediante Colé Santana e irmão do ator e humorista Dedé Santana.

Depois de uma rápida aparição numa peça do “Câmera Um”, na TV Excelsior em 1964, Dino iniciou realmente sua carreira formando a dupla “Maloca e Bonitão” na televisão, ao lado do irmão Dedé Santana, em 1965, na TV Tupi Rio. Fez depois uma dezena de shows de humor na TV Excelsior, entre eles, “Show Riso”; “Ari Leite Show”; “Condomínio da Alegria” e “Dercycodélica”.

Nas décadas de 1970 e 1980, participou do programa “Os Trapalhões”, na Tupi e depois na TV Globo, atuando também nessa época na novela “O Bem Amado” na TV Globo. Também atuou no SBT nos programas “Alegria 81″; “Programa Sergio Mallandro”; “Festa do Mallandro” e de 2005 a 2008, no humorístico “Dedé e o Comando Maluco“.

No Cinema atuou em 14 filmes, começando em 1969, com “Deu a Louca no Cangaço” e atuando em outras comédias como “2000 Anos de Confusão”; “A Ilha dos Paqueras”; “Se Meu Dólar Falasse”; “O Mulherengo” e vários fimes dos Trapalhões, sendo o último deles “Os Fantasmas Trapalhões” em 1987.

Dino Santana faleceu no Rio de Janeiro, aos 71 anos de idade, no dia 26 de dezembro de 2010, por causa de um câncer de próstata.

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação