MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DILÉIA FRATE


Diléia Frate nasceu em São Paulo, capital. É descendente de italianos. É jornalista. Atuou muito em imprensa escrita, e também em televisão.

Sua vida e sua carreira:

Diléia é filha de Alberto, gerente de uma fábrica de fogões e de Delma, dona de casa.

Diléia Frate chegou a estudar cinema, mas optou por jornalismo. Fez a Faculdade de Jornalismo- da Escola de Comunicação e Artes da USP- de São Paulo, onde se formou.

Começou como estagiária no “ Diário de São Paulo. Seu 1º emprego como repórter, foi no “ Diário Popular”. Depois passou para o “ O Estado de São Paulo”.

Começou a trabalhar na Rede Globo, em 1977, já como editora.

Fez parte da equipe do “ Jornal Nacional” e do “ Jornal das Sete”.

Até 1980,ficou na sucursal de São Paulo. Acompanhou várias modificações, como por exemplo, a transição do filme, para o videoteipe;

Foi para o Rio e teve o cargo de editora do “ Jornal Nacional”. Participou de coberturas importantes, como a visita do papa João Paulo II, ao Brasil.

Em 1982, cobriu a Copa do Mundo, na Espanha. De volta ao Brasil, cobriu as eleições diretas no país, a doença e morte de Tancredo Neves, tendo trabalhado também na feitura do “ Globo Repórter Especial”, sobre o presidente morto.

Diléia ajudou a criar o “ Bom Dia Rio” e o “ Jornal da Globo”, onde entraram os famosos cronistas Paulo Francis e Paulo Henrique Amorim. E Jõ Soares, que fazia os comentários humorísticos.

Em 80, Diléia Frate ficou responsável pela editoria de Criação e criou novos quadros jornalísticos. Para o “ Fantástico” foram introduzidas reportagens de Glória Maria. E houve participação de cartunistas.

Em 1986, Diléia foi responsável pelo projeto “ Copa 86”, realizado no México.

Em 1987, Diléia deixou a Globo e foi para o SBT,Implantou lá o talk- show: “ Jô Soares Onze Horas”. Mas Diléia ficou só um ano naquela emissora e em 2000, voltou á Globo. Foi nessa data, Jõ também voltou para a Globo, e com Diléia Frate fez sempre uma grande dupla.

Além do programa do Jô, a jornalista fazia o programa infantil: “ TV PLá”, na TV Brasil.

Escritora:

Além de jornalista importante e conceituada, Diléia é escritora.

Seus livros:” Procura-se Hugo”; “ Histórias para Acordar”, “ Fábulas Tortas” “Bolhas”.


Prêmios:

Diléia recebeu vários prêmio. Um da “ Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1996, e a menção honrosa da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Diléia é mãe das atrizes: Anna Markum e Vitória Frate.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação