MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DÉCIO DE ALMEIDA PRADO


Décio de Almeida Prado nasceu em14 de agosto de 1917, na cidade de São Paulo.

Estudou na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo  (USP) e depois também se formou em Direito. Nos anos 1940 começou sua atuação como crítico teatral no jornal “O Estado de S.Paulo”, cargo que exerceu até 1968.

Foi professor na Escola de Arte Dramática da USP (EAD), onde lecionava Teatro Brasileiro e História do Teatro. Fundou o Grupo Universitário de Teatro, o GUT, com a peça “A Farsa de Inês Pereira e do Escudeiro”, que chegou a ter no seu elenco a atriz Cacilda Becker. Também atuou,em 1948, no Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.

Foi autor dos livros “Apresentação do Teatro Brasileiro Moderno”; “Teatro em Progresso”; “João Caetano: o Ator, o Empresário e o Repertório”; “Exercício Findo”; “Teatro de Anchieta a Alencar”; “Peças, Pessoas e Personagens”; “O Drama Romântico Brasileiro” e “Seres, Coisas, Lugares: do Teatro ao Futebol”. Ele também presidiu a Comissão Estadual de Teatro de São Paulo e a Associação Paulista de Críticos Teatrais, a APCT.

Em 1964, recebeu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro; em 1971 foi a Personalidade do Ano da Associação Paulista de Criticos Teatrais; em 1981 recebeu o Prêmio Televisão da APCA pelo especial “A Aventura do Teatro Paulista”, exibido pela TV Cultura; em 1984 foi a Personalidade do Ano do Prêmio Mambembe do Rio de Janeiro, e em 1988 ganhou o Prêmio Moliére Especial de Teatro.

Décio de Almeida Prado faleceu em São Paulo, em 04 de fevereiro de 2000, aos 82 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação