MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CLERY CUNHA


O nome completo de Clery Cunha é Clery Leite da Cunha. Ele nasceu no estado de Goiás, na cidade de Leopoldo Bulhões, em 22 de junho de 1939.

Desde cedo interessou-se por arte. E esteve em todos os meios artísticos. Sempre muito vivo e inteligente, Clery Cunha foi ator, redator, diretor, produtor. Trabalhou em rádio, televisão e cinema.

Iniciou sua carreira em 1956, começando como cabo-man, na pioneira TV Tupi. Era uma posição bem simples, mas o garoto logo demonstrou interesse por outras coisas e foi subindo de posto. Chegou a assistente de estúdio em pouco tempo.

Clery Cunha trabalhou em rádio. E foi na Rádio América, onde foi produtor do programa: ” Noite da América”, em que lançou o cantor Noite Ilustrada.
Em teatro foi ator, autor, diretor. Foi autor de: “A Outra Face”. Como ator, esteve em: “Antigone- América”, de Sófocles: “Sorocaba Senhor”; ” O Amor Venceu”. Como diretor, fez: ” A Outra Face”; ” Pluft- O Fantasminha”; ” Entre Quatro Paredes”.Nesta peça, Clery Cunha foi ainda adaptador.

Em televisão, após a fase em que trabalhava na parte técnica, Clery foi ator. Atuou em vários: ” TV de Vanguarda”, e Grande Teatro Tupi”. Nesses teatros, marcou sua participação nas peças: ” A Muralha”, ” Enquanto a Cidade Dorme”, e outras.

Participou também como ator em novelas. Na TV Bandeirantes fez: ” Os Miseráveis”. Na Rede Globo: ” O Grito”. No SBT: Jerônimo, o Rei do Sertão”. E na TV Tupi: ” Aritana”. Foi ator, autor e diretor do seriado: ” Juventude Sem Rumo”. Foi ainda diretor dos programas: ” Aqui Agora”, ” Caso de Polícia Brasil” e ” Jornal Policial”, no SBT.

Foi em cinema, porém, que Clery Cunha mais trabalhou e teve mais sucesso.

Foi assistente de direção dos filmes: ” Idílio Proibido”; ” Maridos em Férias”; ” Como Evitar o Desquite”; e ” As Mulheres Amam por Conveniência”. Foi co-diretor dos filmes: ” A Virgem”; ” Horas Fatais”; ” Macho e Fêmea”. Como ator, Clery fez: ” Horas Fatais”; ” Lampião, Rei do Cangaço”: ” Tortura Cruel”;” Essa Nega Chamada Tereza”.Como diretor, esteve à frente dos filmes: ” Os Desclassificados”; ” A Pequena Orfã”; ” Pensionato de Mulheres”; ” Eu faço…Elas Sentem”; ” Chumbo Quente”; “O Outro Lado do Crime”; ” O Rei da Boca”; ” Joelma-23º andar”. O filme: ” A Pequena Orfã” ganhou o prêmio: ” Melhor Filme”- do Festival de Rezende.

Atualmente Clery Cunha é diretor do Departamento de Audio Visual e radiodifusão da SATED/SP. E diretor da CONAB- Colegiado Nacional de Diretores de Cinema.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação