Ciro Monteiro, importante cantor e compositor brasileiro, tinha como apelido” Formigão”.Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 28 de maio de 1913.
Começou a cantar quando menino e o fazia em todas as festas e casas em que ia. Gostava. Num dia,Silvio Caldas, cantor importante, convidou Ciro Monteiro para cantar substituindo Luiz Barbosa num programa da Rádio Philips. Era o ano de 1933. Foi aí que começou sua carreira profissional como cantor. No ano seguinte, foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Cantava em dupla com Luiz Barbosa e ficou conhecido por sempre acompanhar-se com uma caixa de fósforo,no rítmo. Em 1936, fez sua primeira gravação de carnaval, o que o projetou para o sucesso. Foi levado a cantar com Carmem Miranda, Francisco Alves e Mario Reis, os maiores nomes da época. Em 1937, gravou seu primeiro sucesso nacional: ” Se Acaso Você Chegasse”, de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins.
Além desse primeiro sucesso, Ciro teve vários outros sucessos, tais como: ” Falsa Baiana”; ” Escurinho”; “Boogie-Woogie na Favela” ;” Os Quindis de Iaiá”; ” Rosinha”;” Rugas”; ” Pisei Num Despacho”;” Sereia de Copacabana” Oh, Seu Oscar”;” O Que se Leva Desta Vida”; ” O Bonde de São Januário”;” Nêga Luzia”; “Meu Pandeiro”; ” Linda Flor da Madrugada”;” Deus me Perdoe”; ” Botões de Laranjeira”; ” Beijo na Boca” e o famoso: ” Beija-me”
Ciro Monteiro participou ainda por muitos anos em programas de rádio, de televisão e em espetáculos de teatro. Em 1956, fez como ator, participação no filme: ” Orfeu da Conceição”, de Vinícius de Morais.
Ciro Monteiro faleceu em 13 de julho de 1973.