Francisco de Assis Pinheiro nasceu na cidade de Santa Maria, no estado do RioGrande do Sul, em 17 de junho de 1953. Mas sua família era toda de MinasGerais, e pouco tempo depois, eles voltaram ao seu local de origem. Franciscoera ainda bebê e sua família o chamava de Chico. Chico ficou, mesmo depois dehomem feito.
O menino era bastante vivo e tinhainclinação definida para o jornalismo, curso que fez e terminou, sempre emMinas. Começou a trabalhar em jornal escrito e sua carreira começou no Diáriode Minas. Depois passou para o Jornal do Brasil e , em seguida,para a filial da Rede Globo, em Belo Horizonte.
Pouco tempo depois, Chico Pinheiro foipara São Paulo. Esteve na Rede Bandeirantes, sempre na área de jornalismo e emseguida na Rede Record. Em 1996, voltou à Rede Globo em São Paulo e assumiu aapresentação do Bom Dia São Paulo e do Bom Dia Brasil. Em 1998, começou aapresentar o SPTV, com um projeto de jornalismo comunitário, e por lá ficou até setembro de 2011, quando foi convidado a assumir a apresentação do Bom Dia Brasil, ao lado da jornalista Renata Vasconsellos.
Chico Pinheiro foi casadocom a bela jornalista Carla Vilhena por muitos anos e eles têm três filhos.
Uma nova faceta do talento de ChicoPinheiro foi descoberta no canal Globo News. Sua paixão por música e seu vastoconhecimento de música popular brasileira, foi aos poucosdespontando no programa “Sarau”.Nesse programa Chico toca junto, canta junto com o entrevistado e consegueprogramas belíssimos.
Sua simpatia, seu jeito educado e doce de recepcionaros entrevistados, elevaram muito o nome de Chico Pinheiro, um dos maioresâncoras de telejornal do Brasil.