Museu da TV, Rádio & Cinema


CARLO BRIANI


Carlo Briani é um ator que nasceu na Itália, na cidade de Veneza, em 1955. Em 1967, veio para o Brasil com os pais , que pretendiam ficar apenas um ano, por atividades comerciais do pai. Mas acabaram ficando para sempre.

Desde pequeno Carlo , que queria ser ator, teve que debater-se com o pai, que não o queria ator, achando que a profissão era muito incerta. O filho relutou e acabou entrando na Escola de Marketing ESPM, onde formou-se, mas acabou engavetando o diploma. Depois foi de volta à Itália e se formou em teatro e direção, no centro Sperimentale di Cinematografia de Cinecittá di Roma . Carlo, então, conseguiu provar à família, que era capaz de manter-se com essa profissão.

Carlo Briani , em 1978, participou na TV Tupi, da novela: ” Roda de Fogo”. Em 81, fez na Rede Bandeirantes:” O Imigrantes”. Em 82, fez: ” Avenida Paulista”. Em 83: ” Sabor de Mel” e ” Braço de ferro”. Em 85, no SBT: ” Meus Filhos, Minha Vida”. Em 87, na Globo: ” Direito de Amar”

Na Rede Globo, Carlo Briani dirigiu companhas publicitárias, que foram premiadas. Também dirigiu a novelinha: ” Mãos à Obra”. Depois disso foi transferido para a Telemontecarlo ( que era a Globo News do Principado de Mônaco), onde ficou de 1988, a 1996.E onde dirigia a programação, à exceção do esporte e do jornalismo. Nessa época em que morou na Europa, fez co-produções em vários países. Teve também programas premiados , como ” Appunti de Viaggio”, o ” Montreux Jazz Festival”, o ” DK Childrens Ward”, o ” Domenica Montecarlo”, o ” Coctail de Scampoli”, e outros.

Em 1998, Briani voltou ao Brasil e fez na Rede Record: ” Estrelas de Fogo”. Em 99: ” Marcas da Paixão”. Em 2001 no SBT: ” Pícara Sonhadora”. Em 2002: ” Marisol”. Voltou à Record em 2004, e fez a novela de sucesso: ” A Escrava Isaura”. Em 2005, foi para a Globo e entrou em: ” Essas Mulheres”. Em 2007, na mesma Globo fez: ” Paraíso Tropical”. Em 2008: ” Casos e Acasos”, em dois episódios. E em 2010, foi para o SBT novamente e está na novela: ” Uma Rosa Com Amor”.

No teatro, Carlo Briani participou das peças: ” Village New York”, ” Band Age”m ” Hamlet”, ” Amafeu de Brussó”, ” Três Homens Baixos”.

No cinema fez vários filmes. São eles: ” A Mulher e a Flor”, ” Um Assunto Muito Particular”,”Oriundi” e por último: ” Estômago”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais