MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CACÁ DIEGUES


Carlos Diegues é um cineasta brasileiro conhecido como Cacá Diegues. Ele nasceu na cidade de Maceió, capital de Alagoas, em 19 de maio de1940.

Ele é um fundadores do chamado : Cinema Novo.

Quando Cacá Diegues estava com seis anos apenas, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro, cidade onde se criou, estudou, se formou e se tornou um grande nome do cinema brasileiro. No Rio, estudou no Colégio Santo Ignácio, dirigido por jesuítas, para depois prestar vestibular para a PUC-Pontifícia Universidade Católica do Rio, onde estudou e se bacharelou em Direito. Na época não existiam faculdades de cinema, embora fosse essa, desde sempre, a vocação de Cacá. Na PUC, ele foi presidente do Diretório Estudantil. Depois fundou um cineclube e começou suas atividades de cineasta amador, ao lado dos colegas: Arnaldo Jabor, David Neves, Paulo Perdigão e outros. Depois Cacá começou a dirigir o jornal “Metropolitano”, que era o órgão oficial da UME- União Metropolitana de Estudantes. Em seguida juntou-se ao CPC- Centro Popular de Cultura da UNE- União Nacional dos Estudantes.

Tanto o grupo de PUC, quanto os do jornal ” Metropolitano”, a partir de 1950, já começaram a pensar e a organizar o Cinema Novo, sendo Cacá Diegues um dos líderes. Ao lado dele estavam: Glauber Rocha, Leon Hirszam, Paulo Cesar Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade e outros.

Cacá já havia realizado, antes disso, alguns curtas- metragens, sendo eles: ” Domingo”, “Brasília” e ” Fuga”.

No CPC, Cacá dirigiu seu primeiro longa, em 35 mm: ” Escola de Samba Alegria de Viver”, que era um dos episódios de: “Cinco Vezes Favela”. Em 1964, ele dirigiu: ” Ganga Zumba”. Em 65, fez mais um curta: ” A Oitava Bienal”. Em 66: ” A Grande Cidade”. Em 67, mais um curta: ” Oito Universitários”. Em 69: ” Os Herdeiros”. Em 71, outro curta: ” Receita de Futebol”. Em 72: ” Quando o Carnaval Chegar”. Em 73: ” Joanna Francesa”. Em 74, outro curta: ” Cinema Iris”. Em 75, o curta:” Anibal Machado”. Em 76: ” Xica da Silva” Em 78: “Chuvas de Verão” Em 79: ” Bye Bye Brasil”. Em 84: ” Quilombo”. Em 85, o curta: ” Batalha da Alimentação”. Em 86, outro curta: ” Batalha do Transporte”. Em 87: ” Um Trem Para as Estrelas”. Em 89: “Dias Melhores Virão”. Em 94: ” Veja Esta Canção”. Em 96: ” Tieta do Agreste”. Em 97: ” For All- O Trampolim da Vitória”( em que foi ator). Em 99: ” Orfeu” e ” Reveillon 2000″- um curta. Em 2000: ” Carnaval dos 500 Anos”- um curta. Em 2003: ” Deus é Brasileiro”. Em 2010: ” O Grande Circo Místico”.

Por sua participação na época da revolução de 1964, Cacá Diegues ausentou-se do Brasil, tendo vivido primeiro na Itália e depois na França. Ele estava então casado com a cantora Nara Leão. E eles tiveram dois filhos. Isabel e Francisco. Voltaram ao Brasil em 1972.

Em 1994, como ele diz: ” Para não ficar louco e para sobreviver..”.. Cacá Diegues trabalhou em televisão. Fez na TV Cultura o programa: ” Veja esta Canção”. E trabalhou ainda em comerciais, em documentários , em vídeosclipes. Organizou shows, e dirigiu gravações de DVDs. Com a retomada da Lei do Audiovisual, Cacá voltou a fazer alguns filmes, que obtiveram sucesso.

Em 2003, Cacá foi nomeado membro do Conselho Superior da Integração Social da Universidade Estácio de Sá. O governo brasileiro lhe concedeu o título de Comendador da Ordem de Mérito Cultural e a Medalha da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração do país.

Em 1981, Cacá casou-se com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães e eles têm dois filhos. Cacá tem também três netos.

Os prêmios recebidos por ele são inúmeros, sendo alguns nacionais e outros internacionai, quase sempre como ” Melhor Filme do Ano”.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação