MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANTÔNIO BRITTO


Antônio Britto Filho, esse é seu nome completo, nasceu na cidade de Santana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul, em 1º de julho de 1952. É jornalista. Atuou muito em jornal escrito e em jornal de televisão e entrou também em política.

Sua vida e sua carreira:

Antônio Brito Filho é filho do jornalista Antônio Saturnino Correia de Brito, dono de um pequeno jornal e de dona Iolanda Britto, professora.

Em 1970, o rapaz começou a trabalhar como repórter esportivo do “ Jornal da Semana”, uma publicação do Grupo Sinos, de Porto Alegre. Depois de apenas oito meses, transferiu-se para o Jornal “ Última Hora”, e já foi ser chefe de reportagem,

Ele se formou em Comunicação na Universidade do Rio Grande do Sul- UFRS. Também entrou na Faculdade de Direito, mas não chegou a se formar.

Em 1972, Antônio Britto entrou na “ Rádio Guaiba”, como coordenador da área de esportes e chefe de jornalismo.Em 1978, passou a diretor de jornalismo da “TV Gaucha”, afiliada da Rede Globo. Também passou a ser professor da Universidade do vale dos Sinos- UNISINOS.

Em 1979, Toninho Drumond, diretor da TV Globo de Brasília, o convidou para ser editor de Política da sucursal e também comentarista do “ Jornal Nacional” da Globo. Depois Britto passou a ser editor regional de jornalismo em Brasília e entre 1983 e 1985 passou a ser coordenador de coberturas importantes, como as manifestações das “ eleiçôes diretas” para presidente e a votação da emenda “ Dante de Oliveira”.

Em 1985, Antônio Britto deixou a Globo e foi ser Secretário de Imprensa de Tancredo Neves, que foi eleito presidente da República.

Coube a Britto noticiar todo o estado de saúde de Tancredo Neves, bem como noticiar sua morte, com as seguintes palavras: “ Lamento informar que o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Tancredo de Almeida Neves faleceu esta noite no Instituto do Coração ás 22 horas e 23 minutos”. O Brasil todo parou para ouvir a notícia mais triste e mais importante de todos os tempos. Era o dia 21 de abril de 1985.

Antõnio Britto deixou a televisão e entrou para a política. Elegeu-se deputado federal constituinte em Brasília. Chegou depois a concorrer à prefeitura de Porto Alegre, mas não se elegeu. Foi reeleito deputado federal. Em 1992 passou a chefiar o Ministério da Presidência Social do governo Itamar Franco

Antõnio Britto foi eleito governador do Rio Grande do Sul em 1994. Tentou reeleição em 1998, mas foi derrotado por Olívio Dutra do PT.

Passou então para a iniciativa privada.

Antônio Brito escreveu o livro: “ Assim Morreu Tancredo Neves”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação