MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ÂNGELA VIEIRA


Ângela Regina Vieira é o nome completo da atriz Ângela Vieira. Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 3 de março de 1954.

Mulher bonita , de personalidade forte, sua carreira é intensa e envolve as três áreas: cinema, televisão e teatro.

Seu começo foi mesmo em televisão, em 1978, quando fez: ” Planeta dos Homens”, um programa de humor da Rede Globo. Depois fez na TV Educativa aulas de dança.Continuou fazendo humor e fez o ” Chico Anysio Show”. Em 79 fez: ” Viva o Gordo”.Em 82: ” Mario Fofoca”.Então foi aproveitada em uma minissérie: “Parabéns a Você”.Fez a seguir: ” Quarta Nobre ” e outro programa de humor: ” Os Trapalhões”.Fez novela: Armação Ilimitada” e na TV Educativa: “Qualificação Profissional”.Em 87, fez novela: ” Corpo Santo” e em 88: ” Olho no Olho”.

Em 90, fez: ” Araponga” e em 91, a minissérie: “O Fantasma da Ópera”.Em 95, fez: “A Idade da Loba”, na TV Bandeirantes. Voltou à Globo, e em 96, fez: “O Fim do Mundo”, em 97: ” Anjo de Mim”, em 98:” Meu Bem Querer ” e em 99:” Terra Nostra”. Em 2000, fez a minissérie: ” Aquarela do Brasil”. Em 2001, os seriados: Os Normais ” , ” Brava Gente” e” Sai de Baixo”.Em 2002, a novela:” Coração de Estudante”,em 2003: ” Kubanacan”. Em 2004: ” Senhora do Destino”. Em 2005, o seriado: ” Carga Pesada”. em 2006, a novela: ” Cobras e Lagartos”.

Em 2007: “Malhação” e ” Paraíso Tropical”. Em 2008: ” A Favorita”. Em 2009, a série “Cinquentinha”. Em 2010, outro seriado “Na Forma da Lei”, além da novela “Na Forma da Lei”. Em 2011, fez participação especial em “Insensato Coração”, e depois ainda atou em “Fina Estampa”. Em 2013, a novela “Flor do Caribe”. E em 2014, outra novela, “Em Família”.

No teatro, a atriz Ângela Vieira começou em 1979, fazendo a peça: ” Chapeuzinho Quase Vermelho”. Embora trabalhando em televisão, a atriz conseguiu fazer quase uma peça por ano, isto é, não deixou de fazer teatro seguidamente.Fez: ” A História é Uma História”, em vários teatros do Brasil,em 1980 e 81. Fez: “A Nova Era”, um musical, em 82.E no mesmo ano fez: ” O Parto da Búfala”. Em 84, fez outro musical: “Encouraçado Botequim”. Em 85, fez: ” Um Beijo, Um Abraço e Um Aperto de Mão”. Em 86: ” O Peru”.Em 87: ” Camas Redondas, Casais Quadrados”.Em 89: “Tem um Psicanalista em Nossa Cama”.Em 90: “Somente Entre Nós”.Em 91: ” Ato Cultural”, outro musical. Em 92 e 93, fez: ” Se Eu Fosse Você”. Em 94:”Meus Prezados Canalhas”. Em 97 e 98, fez tournée pelo Brasil, com a peça: “Salve Amizade” e em 2004: ” Presença de Guedes”.

Em cinema também Ângela Vieira trabalhou bastante.Ela participou em m ais de 30 filmes, de 1982 a 2003.Quando começou, no ano de 82, fez nada menos que três filmes, entre eles: “O Sonho Não Acabou”. Em 83, fez mais três, todos importantes. Fez: “Inocência”,” Gabriela, Cravo e Canela” e ” Parahyba Mulher Macho”. Em 84, fez dois: ” Águia na Cabeça” e “Quilombo”. Em 85, fez mais dois:” Chico Rei” e ” Fonte da Saudade”. Em 86, fez quatro filmes: “Cinema Falado”,” Where The River Runs Black” , ” O Homem da Capa Preta” e” A Cor de Seu Destino”. Em 87, fez: ” Luiza Homem”. Em 88: ” Fábula de la Bella Palomera”. Em 90: “Barrela: Escola de Crimes”. Em 93: “Cadê a Massa?”. Em 94: “A Terceira Margem do Rio” e ” Veja Esta Canção”. Em 95: Cachaça”.Em 96: ” Corisco e Dadá”. Em 97 fez quatro filmes: “Doces Poderes”,” Baile Perfumado”,” O Testamento do Senhor Nepumoceno” e ” Os Matadores”. Em 98, fez: ” Policarpo Quaresma”. Em 99: ” O Tronco”. Em 2001: ” Um Crime Nobre”; Em 2002, trabalhou em três filmes: “Lua Cambará”, “Amarelo Manga” e ” A Selva”. Em 2003, fez mais quatro: ” As Alegres Comadres”, ” Benjamim”, “Garrincha” e ” O Ovo”.

Além desta farta lista de trabalhos em cinema, teatro e televisão, Ãngela Vieira participou de espetáculos de rua. Fez: ” Auto de Natal”, nos Arcos da Lapa e na periferia do Rio de Janeiro. Fez: ” Paixão de Cristo”, nos Arcos da Lapa. Fez o espetáculo Comemorativo dos 100 Anos da República, também nos Arcos da Lapa. Fez o Espetáculo da Fome, na Cinelândia. Fez Cenas de Rio de Janeiro, na Cinelândia. Além disso participou de vários outros espetáculos religiosos.

Ângela Vieira já recebeu vários prêmios como Melhor Atriz.Ganhou o Super Cap de Ouro,ganhou o Prêmio Qualidade Brasil, ganhou o prêmio Master, por três vezes consecutivas, e ganhou o Prêmio APCA-Associação Paulista dos Críticos de Arte. Seus prêmios foram desde 1987 a 2005.

Ângala Vieira foi casada com o ator Roberto Frota, pai de sua filha Nina. Atualmente é casada com Miguel Paiva.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação