MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALLAN LIMA


Allan Ferreira de Lima Oliva nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 16 de agosto de 1931.

Ele foi radioator, radialista, ator, locutor e dublador, tendo começado a carreira na Rádio MEC do Rio de Janeiro, em 1947, no “Programa da Mocidade”. Depois passou também pela Rádio Mayrink Veiga onde participou do “Programa Clube Juvenil”.

Como ator estreou no Teatro em 1952, no espetáculo “Olha o Pixel” e depois atuou em “Adorei Milhões”; “Os Sete Pecados da Mulher”; “O Mambembe”; “Memórias de um Sargento de Milícias”; “Rio de Janeiro Verso e Reverso”; “Olho Mecânico” e “Sinos de Natal”.

A estréia na TV foi em 1957, na TV Tupi, quando participou do “Teatrinho Trol” e depois do “Grande Teatro Tupi” e do “Vesperal Infantil Kibon”.

No Cinema atuou em “Mãos Sangrentas” em 1955; “O Camelô da Rua Larga” em 1958; “Rebelião em Vila Rica“, tambem em 1958 e “Missão: Matar!” em 1972.

Em 1965, Allan Lima passou para os estúdios de dublagem como a voz do anão Soneca no desenho “Branca de Neve e os Sete Anões” e depois trabalhou nos estúdios RioSom e Cinesom como dublador e locutor.

Allan Lima foi casado com a bailarina Alda Acioli, e faleceu em 26 de março de 2006, no Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade, vitimado por um câncer.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação