MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALI KAMEL


Ali Kamel nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de janeiro de 1962. Ele nasceu em uma família de imigrantes sírios. O pai e o avô materno são muçulmanos. A mãe e a avó maternas, cristãs. Em menino não pensava ser jornalista. Prestou vestibular para Ciências Sociais, mas acabou decidindo fazer simultaneamente curso de Comunicação Social. Em 1983, formou-se então nas duas faculdades. Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ali Kamel trabalhou no IBGE, como estagiário, desde 1982. Mas logo lhe apareceu emprego de repórter na Rádio Jornal do Brasil, cuja incumbência era cobrir o resultado das eleições estaduais. Logo tornou-se redator.

Em 1985, Ali Kamel entrou na imprensa escrita. Foi trabalhar na revista ” Afinal”, como repórter. Logo cresceu. Tornou-se chefe da sucursal da revista no Rio de Janeiro. Em 86, foi ser editor- assistente da sucursal carioca da revista ” Veja”. Em 1989, Ali começou a trabalhar no jornal ” O Globo”. Foi ser, inicialmente, chefe de reportagem dos jornais de bairro. Em seguida, chefe de reportagem da editoria geral, e depois editor do Segundo Caderno. Ficou aí menos de um ano e passou então a supervisor geral de todos os suplementos do ” O Globo”.

Em 1991, Ali Kamel foi para Brasília, a convite de Evandro Carlos de Andrade, para ser diretor da sucursal de Brasília. Participou então do episódio importante da história política brasileira, que foi o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Dois anos depois, o jornalista voltou ao Rio de Janeiro, e ficou sendo editor-chefe adjunto de ” O Globo”. Criou o ” Painel dos Leitores”. Logo depois passou a editor-chefe do jornal, cargo que ocupou até 2001. Acompanhou fases importantes do jornal, como a implantação do ” O Globo On Line”.

Em 2001, com o falecimento de Evandro Carlos de Andrade, e Carlos Henrique Schroder assumiu seu lugar, Ali Kamel foi convidado a trabalhar na TV Globo, na função de Diretor- Executivo da Central Globo de Televisão.

Além disso, passou a escrever uma coluna quinzenal na página” Opinião”, do jornal ” O Globo”.

E é também escritor, tendo lançado vários livros muito importantes, como:” Não Somos Racistas”, em 2006;” O Islã-A Afinidade entre Muçulmanos, Judeus e Cristãos”; ” As Origens do Terrorismo”.

Em 2009, lançou o ” Dicionário Lula”, com 1554 textos.

Ali Kamel é casado com a jornalista Patrícia Kogut.

Em setembro de 2012, as Organizações Globo confirmaram que Ali Kamel assume a Direção Geral de Jornalismo e Esporte da TV Globo a partir de janeiro de 2013.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação