MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALFREDO MURPHY


Alfredo Mutschaewski nasceu em 2 de maio de 1929, na cidade de Corupá, em Santa Catarina.

Descendente de russos e poloneses, ele adotou o nome de Alfredo Murphy e se destacou no inicio da sua carreira como humorista, estreando na TV, em 1955, no programa “Uma Pulga na Camisola”, atuando depois em “Variedades Tupi” e “Circo Bombril“. Ainda na TV Tupi ele atuou no seriado “Falcão Negro“.

Na TV Tupi do Rio de Janeiro ele ainda participou de “Feijão, Arroz e…Alegria”; “Pintando o Seis”; “Hotel de Sucessão”; “Espetáculos Tonelux”; “A.E.I.O…Urca”; “Show de Sorrisos”; “O Espetáculo Continua”; “Deu a Louca no Mundo” e “Moacyr Franco Show”.

Foi para a TV Globo em 1974 para fazer a novela “O Rebu” e nunca mais saiu da emissora, onde ainda atuou em “Escalada”; “Pecado Capital”; “Duas Vidas”; “O Pulo do Gato”; “Terras do Sem Fim”; “Paraíso”; “Grande Sertão: Veredas”; “A Gata Comeu”; “Selva de Pedra”; “O Outro”; “Bebê a Bordo”; “Pacto de Sangue” e “Rainha da Sucata”.

No Cinema atuou em “O Quinto Poder”; “O Tropeiro”; “Tô na Tua, ô Bicho”; “Aventuras com o Tio Maneco“ e “O Coronel e o Lobisomem”.

Ele também esteve em vários programas humorísticos da TV Globo: “Chico City”; “Os Trapalhões”; “Chico Total”; “Balança Mas Não Cai” e “Chico Anysio Show”.

Alfredo Murphy faleceu de câncer no estômago, em 11 de outubro de 1993, no Hospital São Lucas, em Copacabana, Rio de Janeiro. Estava com 64 anos de idade.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação