MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AGNES FONTOURA


Ela nasceu Aparecida Alves, em 4 de abril de 1928, na cidade do Rio de Janeiro.

Sua carreira começou em 1953, quando ficou entre as finalistas do concurso “Miss Cinelándia”. Adotou o nome artístico de Agnes Fontoura e passou a desfilar no Hotel Quitandinha e assim surgiu o convite para estrear no Teatro na peça “Um Deus Dormiu Lá em Casa” e no Cinema no filme “A Estrada”, de Oswaldo Sampaio.

Nos palcos se destacou em comédias e atuou em “César e Cleópatra”; “Três em Lua de Mel”; “Mulher Zero Quilômetro”; “A Incrível História de Pedro Bacamarte” e “Quem Casa Quer Casa”.

No Cinema ela ainda participou de “A Pantera Nua”, em 1979; “A Boca do Prazer” em 1984 e “Mulheres Insaciáveis”, no mesmo ano.

Em Televisão, entrou nas novelas em 1969, quando fez “Rosa Rebelde”, na TV Globo, e no mesmo ano esteve no elenco do sucesso de “Véu de Noiva”. A seguir participou de “Assim na Terra como no Céu”; “Selva de Pedra”; “Dona Xepa”; “Maria, Maria”; “Pecado Rasgado”; “Chega Mais” e “Guerra dos Sexos”, todas na Globo. Em 1985, foi para a TV Manchete e atuou na novela “Viver a Vida” e na série “Fronteiras do Desconhecido”. Voltou para a TV Globo em 1995 para fazer a novela “Explode Coração” e também para atuar por anos no programa “Chico Anysio Show”.

Agnes Fontoura faleceu no Rio de Janeiro, em 5 de março de 2005, aos 76 anos de idade, vitimada por um câncer.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação