MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ADRIANA CALCANHOTO


O nome completo da cantora Adriana Calcanhoto é Adriana da Cunha Calcanhoto. Ela nasceu na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 3 de outubro de 1965. É conhecida também por Adriana Partimpim,apelido que ganhou quando menina. Ela é cantora e compositora brasileira. O primeiro instrumento musical que teve foi um violão que lhe deu seu avô. A garotinha logo aprendeu a tocá-lo. Seu pai é o baterista de uma banda de jazz, Carlos Calcanhoto. Sua mãe é bailarina. Sua infância então foi toda ao lado de músicos e artistas. A menina gostava de ler, e interessou-me muito pelo movimento literário Modernista Brasileiro,ficando fã de Oswald de Andrade e de Tarsila do Amaral.

A vida artística profissional de Adriana, começou em Porto Alegre, em bares, como no ” Fazendo Artes” e no ” Porto de Elis”, também na mesma cidade. Adriana também atuou em peças teatrais,e depois lançou-se em concertos, no estilo voz e violão.O seu primeiro disco foi em 1990, na gravadora ” CBS” que foi muito elogiado.Foi então que foi integrada na trilha sonora da novela global ” Rainha da Sucata”, de Silvio de Abreu. E ganhou o ” Prêmio Sharp”, de Melhor Cantora. Seu segundo trabalho foi em 1992, e novamente foi trilha sonora de novela. Desta vez: ” Renascer”, de Benedito Ruy Barbosa. Seu 3º disco teve inovações, com poemas e textos do cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Depois fez o álbum: ” Marítimo” e regravou de Dorival Caymi: ” Quem Vem Pra Beira do Mar”. Foi ainda incluída na novela: ” Torre de Babel”, de Silvio de Abreu.Em 1999, a cantora ganhou o Prêmio ” Faz Diferença”, do jornal ” O Globo”, como: Melhor Disco Infantil,e o Prêmio “Tim”, com o CD ” Adriana Partimpim”. No ano de 2008, a cantora gravou uma seleção de canções da MPB e três de suas gravações foram incluídas em novelas da Globo. Em 2009, lançou o “Adriana Partimpim 2”, novamente voltado ao público infantil.

E em 2011, lança seu décimo álbum de estúdio, totalmente autoral e dedicado ao samba: “O Micróbio do Samba”.

Durante um show de Rita Lee, no Estádio Gigantinho, de Porto Alegre, a cantora apresentou-se com uma capa longa, sobre o corpo totalmente nu e por momentos abria a capa e mostrava-se ao público. Houve um delírio. Dizem também que ela foi namorada de Maria Bethânia.

Adriana Calcanhoto é também escritora, sendo seu primeiro livro: ” Saga Lusa”.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação