Museu da TV, Rádio & Cinema

Belo texto de Lauro César Muniz faz sucesso na TV Record, em 1971



Depois do sucesso de “As Pupilas do Senhor Reitor”, a TV Record resolveu investir em um novo texto do autor Lauro César Muniz e não poupou esforços para realizar uma superprodução para o horário das 20h para competir com “Irmãos Coragem” da TV Globo.

“Os Deuses Estão Mortos” estreou em 8 de março de 1971, apresentando a história de duas famílias que disputavam uma herança política em uma cidade no interior paulista, no ano de 1890. Em um bela reconstituição de época, a historia falava de republicanos e monarquistas, da abolição dos escravos e do surgimento da República. Para o papel principal, o do Barão Leôncio, a escolha recaiu em Rolando Boldrin, que teve a melhor interpretação da sua carreira como ator.

O sucesso como a doce Guida em “As Pupilas do Senhor Reitor” guindou Márcia Maria ao papel da determinada Veridiana, a principal personagem feminina da novela, e também um dos melhores papéis da atriz que interpretou mais de vinte novelas.

O texto de Lauro César foi um sucesso de crítica e público, mantendo os índices alcançados pela novela anterior, o que fez a TV Record pensar em investir ainda mais na área da teledramaturgia.

No vasto elenco, brilharam também Fulvio Stefanini, Lia de Aguiar, Maria Estela, Jonas Mello, Márcia Real, Laura Cardoso, David Neto, Newton Prado, Sérgio Mamberti, Lolita Rodrigues, Linda Gay, Rogério Márcico, Edi Cerri, Ivanise Senna, Carlos Augusto Strazzer e Cláudio Mamberti.

E pela primeira vez na história da nossa teledramaturgia, o sucesso de “Os Deuses Estão Mortos” rendeu uma continuação que se chamou “Quarenta Anos Depois”.

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais