Museu da TV, Rádio & Cinema

Atriz Beyla Genauer morre aos 86 anos em Israel



Morreu em uma casa de repouso, em Israel, a atriz Beyla Genauer, aos 86 anos de idade. Nascida em Horochow, na Polônia, ela chegou ao Brasil com 10 anos de idade em 1942 e se encantou com o teatro aos 14 anos ao assistir um espetáculo com Itália Fausta.

Em 1948 ficou em segundo lugar em um concurso que procurava uma jovem atriz para a companhia de Dulcina de Moraes, a vencedora foi Yara Cortes, mas mesmo assim estreou no mesmo ano sob a direção de Odilon Azevedo, marido de Dulcina, no espetáculo “Hipocampo”.

Com o espetáculo “Mulheres”, ainda em 1948, ganhou o prêmio de atriz revelação no teatro. E em seguida trabalhou com Sérgio Britto e Jayme Barcelos na Companhia Teatro dos Doze e fez com Sérgio Cardoso a peça “Hamlet”.

Também atuou no cinema e em 1949 se casou com o jornalista Nahum Sirotsky que era correspondente estrangeiro. Fez parte da Companhia Teatral Raul Roulien, da Companhia Os Artistas Unidos e da Companhia de Maria Della Costa.

Participou do Grande Teatro Tupi e fez o teleteatro “O Médico e o Monstro” ao lado de Rodolfo Mayer em 1957. No cinema esteve em “Rebelião em Vila Rica”, “O Gato de Madame” e “Mulheres e Milhões”. Na TV também fez as novelas “Tchan, a Grande Sacada” na TV Tupi e “Dona Xepa” na TV Globo.

Com o marido se mudou para os Estados Unidos e depois para Israel, onde ele morreu em 2015 e ela agora.

 

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais