Ator Kito Junqueira morre de infarto aos 71 anos

Morreu na madrugada do último dia 23 de agosto, o ator e diretor Kito Junqueira, aos 71 anos de idade, em Curitiba, onde vivia nos últimos anos, vitimado por um infarto.

Heráclito Gomes Pizano era o nome de batismo do ator que assumiu o nome de Kito Junqueira quando cursava a Escola de Artes Dramáticas de São Paulo,no começo dos anos 1970.

A estréia na televisão aconteceu em 1973 na novela “As Divinas e Maravilhosas” na TV Tupi. Na mesma emissora ainda participou de “Vila do Arco”; “Tchan, a Grande Sacada”; “Canção Para Isabel” e “Como Salvar Meu Casamento”.

Já transformado em galã, Kito foi para a TV Globo e lá estrelou as novelas “Espelho Mágico”; “Te Contei?”; “Vereda Tropical” e “Por Amor”. Também fez algumas participações no programa “Você Decide”, um grande sucesso da emissora.

Em 1980 ele veio para a TV Bandeirantes onde realizou grandes trabalhos nas novelas “Cavalo Amarelo”; “Campeão”; “Os Adolescentes” e “Ninho da Serpente”.

Também atuou no SBT em “Jogo do Amor”; na TV Manchete em “Tudo ou Nada” e em “Pantanal”; em teleteatros na TV Cultura e na TV Record realizou seus últimos trabalhos na televisão nas novelas “Cidadão Brasileiro”; “Vidas Opostas” e “Chamas da Vida”.

Kito Junqueira também atuou no cinema e fez várias peças de teatro, entre elas “Bent”, com a qual recebeu vários prêmios como melhor ator do ano.

Ele se preparava para estrear em São Paulo a peça “A Flor da Pele” da autora Consuelo de Castro.

Rodolfo Bonventti