MUSEU DA TV

ABERT lança Memorial da Televisão Aberta

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT está completando 58 anos de atividades, e acaba de lançar o Memorial da Televisão Aberta Brasileira, uma grande exposição virtual, interativa, que reproduz as sete décadas da TV no Brasil.

São mais de 1.000 itens, 700 fotos e 28 vídeos, numa atmosfera que virtualmente impressionará os olhos de quem acessar o link http://memoria.abert.org.br/exposicao-virtual/

Na exposição, é possível estar ao lado de Assis Chateaubriand na inauguração da TV Tupi; visitar a Lua em 1969; ver a Taça Jules Rimet; ficar bem próximo do carro de Ayrton Senna; entrar num reality-show ou em um cenário criado em computação gráfica.

A exposição virtual é mais uma iniciativa do TV ANO 70, projeto do Memória ABERT, que nasceu com o intuito de não deixar de celebrar uma data tão simbólica para o meio.

Outras ações, como a criação do site do Memória ABERT, campanhas em TV aberta e Internet, encontros online especiais do Papo ABERT, livro sobre a TV Tupi, podcasts e postagens nas redes sociais, complementam as celebrações.

A exposição tem a curadoria do pesquisador Elmo Francfort em conjunto com o Conselho Curatorial das TVs associadas, confecção artística da Caselúdico, empresa responsável por exposições com grande sucesso de público, e da After Hour Multimídia, que reuniu uma playlist resgatando registros importantes da memória televisiva nacional.

museudatv