A história da TV Gazeta

Durante o governo Juscelino Kubitschek, em 1959, a Fundação Cásper Líbero obteve a concessão para operar um canal de televisão na cidade de São Paulo. Otávio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho, do Grupo Frias, que mais tarde passou a controlar a Fundação, colocaram a 1ª imagem da nova estação no ar em 23/06/69, dia em que se expirava o prazo para instalar a emissora. Às 17h45, foi focalizada uma vista da cidade de São Paulo, tendo como letreiro o prefixo do canal 11 e ao fundo a música “Sá Marina”.

Foi um artifício suficiente para segurar a concessão, pois na realidade a emissora só possuía um técnico e ainda não tinha condições de implantar uma programação. Instalada no ponto mais alto da cidade – Av Paulista, 900, aproveitando o equipamento da recém falida TV Excelsior e sem pretensões de competir com as grandes redes, a TV Gazeta, “A Imagem Viva de São Paulo”, só estrearia oficialmente no dia 25/01/70, às 19h, mostrando imagens da nave Apolo XI com um texto narrado pelo locutor Honoré Rodrigues. Naquele dia, apenas uma câmera estava funcionando – as outras 3 estavam pifadas. Sua inauguração fez parte das festividades do 416° aniversário da cidade de São Paulo. O diretor geral era então Marco Aurélio Rodrigues da Costa. Na programação inicial, destacavam-se “Informação e Finanças – a Multiplicação do Dinheiro”, com Joelmir Betting e “Show de Ensino”, com professores, psicólogos e jornalistas julgando um fato ou personagem histórico após uma encenação. Em 1971, chegou a liderar a audiência durante as transmissões do Campeonato Mundial de Basquete.

A programação matutina entrou no ar em 01/05/73. Ao longo dos anos, o canal 11 paulistano foi formando o seu público, com atrações como “Mulheres em Desfile”, “Mesa Redonda” e o “Programa Darcio Campos”, de auditório. Na semana comemorativa de seu 8º aniversário, a Gazeta estreou sua 1ª novela: “Zulmira”, em 26/01/78.

A partir de 09/08/82, a produtora independente de vídeo da Editora Abril ganhou 15 horas semanais na programação. Em março de 1992, a emissora firmou uma parceria com a rede nacional CNT do Paraná, que valeu até 01/06/2000.

Texto retirado do “Almanaque da TV – 50 Anos de Memória e Informação”, Ricardo Xavier (Ed. Objetiva, 2000), com autorização do autor.

Elmo Francfort

É diretor do Museu da TV, Rádio & Cinema. Já escreveu inúmeros livros sobre a história da televisão brasileira, sua área de especialidade.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest