MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

A história da Rede TV!



A longa crise da Rede Manchete culminou com sua venda ao empresário Amilcare Dallewo Junior, que pagou por ela US$608 milhões, em nome do Grupo TeleTV, de telemarketing. A partir daquele dia, 09/05/99, a emissora passou a chamar-se Rede TV!, tendo estreado oficialmente em 15/11/99, após vários adiamentos. Uma contagem regressiva preparou a abertura da programação.

Como primeira atração, o telejornal “Brasil TV”, apresentado por Júlio Mosquera, às 7h, direto de Brasília, teve direito a uma entrevista exclusiva com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Na seqüência, Andréa Sorvetão animou o programa infantil “Galera da TV”, que contou com a turma da Zuzubalândia. Completaram a jornada inaugural “A Casa é Sua” – dicas para a mulher e entrevistas com Valéria Monteiro; “Interligado” – com Fernanda Lima convidando o público a interagir e enviar suas próprias produções audiovisuais; “TV Fama” – conduzido por Mariana Kupfer, enfocando gente famosa, misturando entretenimento e informação; o show de variedades “SuperPop”, com Adriane Galisteu; o “Jornal da TV”, apresentado por Augusto Xavier e Lilian Fernandes; “TV Economia” – boletim com Denise Campos de Toledo; e “Te Vi na TV” – humorístico de João Kléber. Tendo como superintendente artístico Rogério Gallo, a nova emissora estreou às pressas, com sua sede no bairro nobre paulistano de Alphaville ainda em construção.

Texto retirado do “Almanaque da TV – 50 Anos de Memória e Informação”, Ricardo Xavier (Ed. Objetiva, 2000), com autorização do autor.

Na imagem um momento da emissora 17 anos depois da inauguração: o programa “O Céu é o Limite”.

Elmo Francfort

Elmo Francfort

É diretor do Museu da TV, Rádio & Cinema. Já escreveu inúmeros livros sobre a história da televisão brasileira, sua área de especialidade.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação