MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PELÉ


Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações, MInas Gerais, em 23 de outubro de 1940.

Filho de Dondinho do Nascimento, ex-jogador do Fluminense, e de Celeste Arantes, ele é o mais velho de dois irmãos. Recebeu o apelido de Pelé durante seu tempo de escola por conta da forma que pronunciava o nome de seu jogador favorito, o goleiro Bilé do Vasco da Gama.

Ele cresceu na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, e jogou por várias equipes amadoras em sua juventude. Na adolescência, jogou por uma equipe de futebol de salão e ele fez parte da primeira competição de futsal na região.

Em 1956, Pelé foi para a cidade de Santos para jogar pelo time profissional do Santos Futebol Clube. Rapidamente se transformou  em um craque e foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol que disputou a Copa do Mundo de 1958. Ele se tornou o jogador mais jovem a disputar a final de uma Copa do Mundo.

Pelé, já conhecido como o Rei Pelé, participou também das Copas de 1962, 1966 e 1970. Esteve em quatro Copas, das quais a Seleção Brasileira venceu três delas. Ele se despediu da Seleção em 1971, em dois jogos, o primeiro no estádio do Morumbi e o segundo no Rio de Janeiro, no Maracanã.

Em 1976, ele foi contratado pelo time New York Cosmos, da North American Soccer dos Estados Unidos. Com esse contrato, ele se tornou o atleta mais bem pago do mundo e também foi nomeado para o cargo de relações públicas da empresa Warner Communications. Em 1 de outubro de 1977, Pelé encerrou a sua carreira em uma partida de exibição entre o Cosmos e o Santos.

Durante a carreira vitoriosa como futebolista, Pelé se arriscou também como ator. Em 1967, ele participou da novela “Os Estranhos” na TV Excelsior e nas décadas de 1970 e 1980, ele participou dos filmes “O Barão Otelo no Barato dos Bilhôes”; “Os Trombadinhas”; “Pedro Mico”; “A Marcha”, a co-produção internacional “Fuga para a Vitória” e “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”.

Ele també foi tema de dois documentários: “Isto é Pelé” e “Pelé Eterno”. 

Foi comentarista esportivo nas três Copas do Mundo da década de 1990, pela Rede Globo de Televisão; ganhou o Prêmio Roquette Pinto na Categoria Esportes em 1978, e em 1980 foi eleito o Melhor Atleta do Século XX pelo jornal francês L’Equipe.

Pelé também gravou o compacto Tabelinha com a cantora Elis Regina em 1969, e em 2009, foi garoto propaganda de uma campanha publicitária da SPTuris para a cidade de São Paulo. É autor de quase 100 canções, a mais conhecida delas, o samba “Olha Lá São Paulo“.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação