TELMO MARTINO

Telmo Evangelista Martino nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 10 de janeiro de 1930.

Após bem sucedido trabalho jornalistico na BBC de Londres, volta ao Brasil em 1958, para escrever na revista Senhor, a convite de Paulo Francis, com quem funda a revista Diners em 1967, tendo trabalhado nela até 1969.

Em 1971, é convidado pelo redator chefe do Jornal da Tarde,  Murilo Felisberto, para ser um dos colunistas deste jornal, e anos depois já era o critico de Cinema e também de Literatura deste prestigiado Jornal.

Foi durante anos jurado do Prêmio APCA e o sócio nº 60 da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Nos anos 1980 trabalhou na Folha da Tarde, em São Paulo,  e no início da década de 1990, no jornal O Estado de São Paulo.

Em  1994 era critico de Teatro da revista Istoé, mas se transfere para o jornal O Globo em 1995, para se tornar um dos críticos de Televisão do diário da família Marinho, ficando ali até 1996.

Também foi critico de TV da Folha de São Paulo, entre 1998 e 2000 e seu ultimo trabalho jornalistico foi no site de variedades Babado, do Portal IG.

Telmo Martino escreveu o livro “Serpente Encantadora”, publicado pela Editora Planeta em 2006.

Ele faleceu no Rio de Janeiro, em 03 de setembro de 2013, aos 83 anos, no Hospital SAMOC, localizado no Bairro de Santa Teresa.