ZELITO VIANA

O nome completo do cineasta Zelito Viana é José Viana de Oliveira Paula. Ele nasceu na cidade de Fortaleza, em 5 de maio de 1938. Filho de Francisco Anysio de Oliveira Paula e de Haydee Viana, Zelito é irmão do comediante Chico Anysio e da atriz e comediante Lupe Gigliotti. É tio da atriz e diretora Cininha de Paula, do roteirista e ator Bruno Mazzeo e do comediante Nizo Neto. Casado com a produtora Vera de Paula, é pai da diretora Betse de Paula e do famoso ator Marcos Palmeira. Família inteira de artistas famosos e respeitaveis.

Zelito Viana é diretor e produtor de cinema, tendo dirigido inúmeros filmes. É também diretor de muitos programas de televisão.

Filmes que dirigiu e produziu: ” Minha Namorada”(1970); ” O Doce Esporte do Sexo”(1971);” Os Condenados”( 1974); ” Morte e Vida Severina”(1976), ” Terra dos Índios”(1978); ” Avaeté-Semente da Vingança”(1984);” Villa Lobos-Uma Vida de Paixão”( 2000); ” JK- Bela Noite Para Voar”( 2005).

Além desses filmes que produziu e dirigiu, Zelito Viana ainda produziu mais de vinte filmes importantes, como: ” Menino de Engenho”, ” Terra em Transe”,” O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, “Quando o Carnaval Chegar”, ” Os Cornos de Cronos”, ” Veja Esta Canção”, ” Na Boca da Noite” e outros.

Zelito Viana produziu e dirigiu quase 20 curtas-metragem. São dele: ” A Máquina Invisível”, ” Cresça e Apareça”, ” Rodovia Belém-Brasília”, ” Zabumba Orquestra Popular do Nordeste”, ” Nova Pecuária do Nordeste”, ” Ishikawajuna”, ” Choque Cultural”, ” Terra Molhada”.

Apesar desse intenso e constante trabalho em cinema, a atuação de Zelito Viana em televisão é grandioso. Dirigiu: 8 programas especiais mensais para a Rede Globo: ” Chico Total”. Dirigiu: ” Chico Anysio Show”, que foram 43 programas semanais. Fez ” Batalha de Guararapes”, para a TVE. ” Xou da Xuxa nº 1- para a Globo Vídeo. Dirigiu filmes institucionais para o projeto “Carajás”, – TV Carajás. ” Desfiles de Escolas de Samba”, para a Globo Vídeo. Campanha de Marcelo Cerqueira. Campanha de Sinval Pereira. Programa do PCB, para rede nacional de TV. Campanha de Roberto Freire. Campanha de José Richa. Vídeos Institucionais para a Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, BB-Tur Turismo S.A., Metrô- R.J. Bradesco Seguros. Secretaria de Educação do Estado do Rio, Rede de Tecnologia. Instituto Nacional de Tecnologia ” Voz e Violão”- Adriana Calcanhoto . “Auto dos 99%”. ” Mídia, Mentira e Democracia”- Prefeitura do Rio. Engenheiros do Hawai- BMG-Ariola. “Sonhos de Uma Noite de Verão”- Lucélia Santos.” Mentiras”- Adriana Calcanhoto. “Especial”- Vanessa Barum. “Para o Cosmo Infinito”- para o Canal Plus, da França. “O Canto e a Fúria”- Ferreira Gullar. “O Guarani”- Canal Plus- França. Canal Saúde- para a Fiocruz. Rio Tecnologia- TV Educativa. “Imagens da História”- TVE. “Canção Brasileira”- Sueli Costa.” O país é este”- para o IBGE.” Arte para Todos”- documentários. “Viva + 10″- para a Ong Brasil.” A Necessidade da Arte”- Ferreira Gullar. “Uma vida em 24 quadros”- Aparecida Azevedo.

Zelito ainda produziu: ” Confissões de Adolescente”, que foram13 episódios, com direção de Daniel Filho.

E ele também recebeu inúmeros prêmios, em sua carreira profissional, quer como diretor, quer como produtor. Os prêmios foram não apenas nacionais, como internacionais.Pelo filme: ” Terra em Transe ” ele ganhou o Prêmio Air France de Melhor Produtor, em 1967 e foi homenageado em Nova York, em 1992, no Festival de Nova York. Pelo filme: ” Morte e Vida Severina” ganhou Margarida de Prata, como Melhor filme. Por ” Cabra Marcado Para Morrer”, ganhou Tucano de Ouro, como Melhor Filme, no Fest Rio de 1985. Por ” Os Condenados”, ganhou como Melhor Diretor em Nova Dheli, Índia, Salva de Prata, em Portugal, ganhou Selecionado Mostra New Directors, no Festival de NY. Por “Avaeté, a Semente da Vingança”, ganhou Medalha de Prata, de Moscou. Ganhou ainda o Melhor Filme no Festival de Troia, em Portugal. Ganhou ainda como diretor por ” Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão”.

Zelito Viana foi membro de inúmeros júris, em festivais de cinema.

Também ocupou vários cargos importantes, em sindicatos, instituições governamentais, conselhos de cultura. e também é professor convidado de várias universidades.

Zelito tem vários livros publicados. Tem a ” Coleção Frenesi”, de 1976; ” Terra dos Índios”, de 1979; “Encontro com Darcy Ribeiro”,de 1992; ” Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão”, de 2000. E ” Os Cineastas- Conversas com Roberto D’Ávila”, de 2002.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest