TIÊ

O nome completo de Tiê é Tiê Gasparinetti Biral.Ela é cantora , compositora e música. Toca violão e piano.Nasceu na capital paulista, em 17 de março de 1980, na maternidade do Hospital Albert Einsten.

Tiê é filha de Thais Alves, artista plástica, formada pela FAAP , comunicadora e escritora, e de Eduardo Biral, dentista, contratado pela FUNAI. Tiê é neta da atriz pioneira da televisão, Vida Alves, que deu o 1º beijo televisivo, na 1ª novela brasileira: “ Sua Vida Me Pertence”, levada ao ar em dezembro de 1951, na pioneira TV Tupi de São Paulo.

Tiê é casada com o diretor Leandro Henrique Bezerra Lara. Artisticamente o marido assina: Leandro HBL. Eles têm duas filhas: Liz de três anos e Amora, que nasceu em 18 de dezembro de 2012.

Tiê, o nome da cantora, foi inspirado no nome do passarinho tié-sangue, bastante comum no litoral norte de São Paulo.

Ainda bem garota, com apenas 12 anos de idade, mas já bonita e alta, Tiê foi contratada pela agência de modelos: “ Ford Models”. Viajou para o Japão, em companhia da mãe e estiveram elas em vários países.Por essa época, já no Brasil, Tiê fez alguns comerciais, um dos quais foi dirigido por Fernando Meirelles. Esse comercial foi premiado em Cannes.

Cantou porém, em um concurso para estudantes- cantores e ganhou em 1º lugar

Foi então, que já no Brasil, Tiê desistiu de sua carreira de modelo, voltou aos estudos e se formou em Relações Públicas, na FAAP- Fundação Alvarez Penteado de São Paulo.

Em 2000, Tié foi morar em Nova York e lá ficou um ano e meio. Aproveitou para estudar música e chegou a fazer alguns shows.

. Quando voltou ao Brasil,começou a procurar outras atividades, para ganhar sua independência.Em sociedade com a amiga Paula Goldmann, abriu um “ Café Brechó”, no bairro de Sumaré. Com isso fez amizade com vários artistas, que freqüentavam o café.Entre eles conheceu Dudu Tsuda( Pato Fu, Cerebro eletronico, Trash pour 4)), conheceu o famoso Toquinho, de quem ficou amiga. A duração do brechó foi pequena, pois nenhuma das duas amigas gostava da coisa e a casa fechou. As amizades, porém, permaneceram. E Tiê começou a cantar em lugares variados.Com Toquinho , Tiê fez várias viagens internacionais, pelas Américas e pela Europa.

Cantou, entre outros, no “ Stúdio SP”, em São Paulo.

Em 2007, Tié começou a gravar. Primeiro foi um EP- com quatro músicas em parceria com Dudu.

E Tiê adoeceu do pulmão. Parou de cantar. Mas não parou de pensar em música. Estudou piano e violão. E começou a compor. Foram meses e meses de tratamento, e que serviram para encontrar sua verdadeira vocação: compor e cantar. Nasceu seu 1º CD:” Sweet Jardim”, lançado em 2009, independente, com a produção de Plinio Profeta. Após alguns meses do lançamento ela assinou com a major Warner Music Brasil. Nesse, teve a participação de Toquinho, tocando seu violão, e outros artistas da cena independente de São Paulo.

Num estilo inteiramente seu, delicado, intimista doce e romântico, o disco recebeu elogios de gente famosa, como Caetano Veloso, por exemplo.

Em 2011, gravou seu 2ºCD:” A Coruja e o Coração”.Nesse o produtor tambem foi Plínio Profeta, um grande amigo, e outros nomes importantes estiveram presentes, como Jorge Drexler, Hélio Flanders, Thiago Pethit e Tulipa Ruiz.

Algumas Músicas dos CDs de Tiê:” A Bailarina e o Astronauta”, “ Assinado: Eu”, “ Aula de Francês”, “ Chá Verde”. “ Dois”, “ Já é Tarde”, “ Na Varanda de Liz”, “ Passarinho”, “ Piscar o Olho”, “Pra Alegrar o meu Dia”, “ Stranger But Mine”, “ Sweet Jardim”, “Te Valorizo”,” Só Sei dançar com Você” (Tulipa Ruiz),” Perto e Distante”, “ Já é Tarde”, “ Mapa- Mundi ”, “ Hide And Seek”,” Te Mereço

Músicas de Tié já enfeitaram novelas da Rede Globo, como “ Piscar o Olho”, que entrou na novela de sucesso: “ Cheias de Charme”. E em outras.

Todos os críticos dizem que o 2º CD da cantora, tem a singeleza do 1º, mas é menos melancólico e o elogiam, como o fez: Tereza Albuquerque, numa publicação em 10- 5- 2011.

Tiê já coleciona apresentações nos mais bacanas festivais de música mundiais. Seu currículo soma shows no Coquetel Molotov, Planeta Terra, SXSW e Rock In Rio, tanto no Rio de Janeiro como em Lisboa

Tiê cantou na “ Virada do Ano de 2012”, na Avenida Paulista,13 dias apenas depois de dar à luz Amora, sua segunda filha. Foi um convite da Rede Globo.