SÔNIA BRAGA

Sônia Maria Campos Braga é o nome completo de SôniaBraga. Ela nasceu em Maringá, cidade do estado do Paraná, em 8 de junho de1950.Ela é filha do casal Hélio Ferraz Braga e Maria Braga JaciCampos, que é figurinista, natural de Tupã.

Sônia Braga já estreou em peça de muito cartaz,que foi a revolucionária:”Hair”, adaptação da peça americana,sobre a Guerra do Vietná. Sônia era a grande estrela e apareceu nua nopalco, por alguns instantes, pois a peça falava sobre os hippies e suarevolução dos costumes Sônia estava com 18 anos.

No mesmo ano de 1968, Sônia começou a atuar emcinema. Fez, nesse ano:”O Bandido da Luz Vermelha”. Em 1970 atuou emdois filmes:”A Moreninha”e “Cléo e Daniel”. Em 71:”OCapitão Bandeira Contra o Doutor Moura Brasil”.Em 73 atuou em:”OCasal”.Em 76 fez seu maior sucesso:”Dona flor e Seus DoisMaridos”.Em 78:”A Dama da Lotação”.Em 81: “Eu TeAmo”. Em 83, outro grande sucesso:”Gabriela, Cravo e Canela”.

Em 1985, Sônia Braga foi viver nos Estados Unidos e suacarreira se tornou internacional. Nesse ano fez:”O Beijo da MulherAranha”.Em 87, na TV dos EUA fez:”Mil Elos- O Preço daLiberdade”.Em 88, sempre nos EUA:”Luar Sobre Parador”. No mesmoano:”Rebelião em Milagro”. Em 1990, fez:”Rookie, Um Profissionaldo Perigo”;em 91:”A Última Prostituta”; em 93:”AVolta”;em 94:”Amazônia Em Chamas”; em 95:”MorteDupla”; em 96: “Tieta do Agreste”;em 97:”Os Jogadores”,na TV-EUA; em 2000:”Um Drink No Inferno”; em 2001 fez participaçãoem quatro filmes:”The Judge”; “Olhar de Anjo”;”Perfume”;”Memórias Póstumas”. Em 2002:”Império”; em 2003:”Testosterona” e”Scene Stealers”;em 2004:”The Bride Of The Sea”; em 2005:”Baila Comigo”; em2007:”Cidade do Silêncio” e em 2010, “Lope”.

Na televisão, a atriz Sônia Braga começou em1970, participando da novela:”Irmãos Coragem”. Ainda nesse anofez:”Selva de Pedra” e participou de:”Vila Sésamo”,que passou na TV Cultura e na TV Globo. Em 74 fez:”Fogo Sobre Terra”.Em 75:”Gabriela”. Em 76:”Saramandaia”.Em 77:”EspelhoMágico”.Em 78:”Dancin’Days”.Em 80: “Chega Mais’. Em 86 ,jános Estados Unidos, fez:”The Cosby Show”. Em 92:”Tales From TheCrypt”.Em 2000:”Family Law”.Em 2001: “Sex And TheCity”.Em 2002:”American Family”. Em 2002:”GeorgeLopez”.Em 2003:”Law & Order”.Em 2005:”CSI:Miami”.Aindaem 2005:”Alias” e “Ghost Whisperer”.

Depois de vinte anos, Sônia Braga aceitou um convite doBrasil, e veio fazer na Rede Globo, a novela:”Páginas da Vida”.Bastante bonita, ela agradou muito no papel que fez, que era uma artistaplástica internacional. Em verdade, ela havia feito em 1999, anovela:”Força de Um Desejo”. Em 2008, ela participou da adaptaçãono Brasil do seriado:”Donas de Casas Desesperadas”, que foi ao ar pelaREDE TV.

Depois, fez participações especiais nas séries da TV Globo: “As Cariocas” (2010) e “Tapas e Beijos” (2011). Além disso, nos Estados Unidos, em 2010, esteve num episódio de “Brothers and Sisters”, da TV ABC.

Os prêmios que Sônia Braga recebeu foram muitos.Entre eles, em 1981 ganhou:Gramado Film Festival. Ganhou o Kikito de Ouro, comoMelhor Atriz, também em 1981. Em 2001 tornou a receber o Kikito de Ouro, comoMelhor Atriz. Além de inúmeros prêmios e troféus que recebeu nos EstadosUnidos.

Sua carreira internacional, foi muitíssimo importante,mas Sônia Braga continua uma atriz bem brasileira, lembrada eternamente por suainterpretação em Gabriela e Em Dona Flor e Seus Dois Maridos.