GABRIEL PRIOLLI

Gabriel Priolli nasceu em São Paulo, em 28 defevereiro de 1953. Ele é jornalista, professor, apresentador e diretor detelevisão. Formou-se pela ECA-Escola de Comunicação e Arte da Universidade deSão Paulo. Sempre fez jornalismo, mas mesclou várias atividades. Foi daimprensa escrita, tendo sido colunista,repórter e crítico de televisão dojornal “Folha de São Paulo”,do “O Estado de São Paulo”;do”Jornal da Tarde”, da “Carta Capital”, da “Ëpoca”.Foi editor de televisão da revista:”Veja”. Foi diretor de redaçãoda revista:”Imprensa” e editor-chefe da revista”Gallery”.

Na televisão,foi editor do “Jornal Nacional”,editor-chefe do telejornal “São Paulo Já”; da Rede Globo deTelevisão. Na Rede Bandeirantes foi diretor. Foi ainda editor-chefe na RedeRecord e diretor-executivo de jornalismo da TV Gazeta de São Paulo. Foiapresentador do programa diário “Opinião Brasil”, na TV Culturade São Paulo. Dirigiu o programa:”Vitrine”, da TV Cultura. Foiapresentador do programa semanal:”Imprensa na TV”.

Gabriel Priolli participou também bastante de campanhaspolíticas. Colaborou com os governadores: Edison Lobão, Roseana Sarney, doMaranhão,Marconi Perillo, de Goiás; dos senadores Eduardo Suplicy, de SãoPaulo, Julio Campos , de Mato Grosso; das prefeitas Luiza Erundina, deSão Paulo; de Teresa Juci, de Boa Vista; dos deputados Oswaldo Macedo, doParaná; Elcione Barbalho, do Pará; João Alberto, do Maranhão Trabalhoutambém na campanha à presidência da República de Luiz Inácio Lula da Silva.No período de 2000 a 2001, trabalhou na agência Tarso Institucional, naconsultoria de marketing político do PSDB,.De 2004 a 2005 trabalhou com aprodutora Fábrika Filmes, em projeto de documentação de obras e ações doGoverno Lula.

Gabriel Priolli escreveu e publicou artigos e livros.Publicou:”O Campeão de Audiência”, biografia de WalterClark.Coordenou:”A Deusa Ferida”, estudo sobre a queda de audiênciade Rede Globo,enfocando os trinta anos de Globo e os contrastes de suaaudiência no decorrer desse tempo. Recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo em 1988.

Gabriel Priolli é professor licenciado doDepartamento de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica deSão Paulo. Foi diretor geral da TV PUC. Foi presidente daABTU-Associação Brasileira de Televisão Universitária e vice-diretor geraldom CN- Canal Universitário de São Paulo. Foi também membro titular doConselho Superior de Cinema, orgão veiculado à Casa Civil da Presidência daRepública. Gabriel Priolli foi ainda presidente da TAL- TelevisãoAmérica Latina.

Em 2008, assumiu como Diretor do Núcleo deConteúdo e Qualidade da TV Cultura de São Paulo.Por tudo o que fez e faz, eleé um dos mais importantes nomes da televisão do Brasil.

Em 2010, foi nomeado Diretor de Jornalismo da Cultura, mas uma semana depois acabou deixando o cargo por divergências com a direção da emissora.