ELIZABETH HARTMANN

Seu nome inteiro é Elizabeth Anna Hartmann. Ela nasceu no dia 3 de abril de 1933 em Porto Alegre, onde fez seus estudos e formou-se em Arte Dramática pela Faculdade de Filosofia da Universidade do Rio Grande do Sul, no ano de 1960. Foi quando veio para São Paulo e iniciou sua carreira teatral. Esteve em várias companhias. Na companhia Cacilda Becker participou da peça: “Oscar”. Na companhia Nídia Lícia fez “O pobre Piero”.

Na companhia O. Ornstein fez “Boing-Boing”. Na companhia Ruth Escobar fez “O Estranho casal” e “Lisistrada”. No Teatro Popular do Sesi fez “O Milagre de Anne Sullivan”, “Senhora”; “Um grito de Liberdade”. Na companhia Abílio P. de Almeida fez “Licor de Maracujá”.Na companhia Jean Ganet fez “Há vagas para moças de fino trato”. Na companhia Pepita – Dollabella fez “Extremos”. Na Scena Produções fez “Sua excia o candidato”. Na A. Muniz Produções fez “Quem programa ação computa confusão. Na Neo Prod. Art. fez “Uma noite encantada” e na M. Lázzaro Produções fez “O peru e a pomba”.

Esteve também em cinema, tendo feito com Amacio Mazzaropi, vários filmes, como: “O paraíso das solteironas”, “D’Jeca-um fofoqueiro no céu”; O “Jeca e a Freira”,” O Jeca e seu filho preto”; “Uma pistola para D’Jeca” e “Portugal minha saudade”. Fez com Walter Hugo Khouri, “A ilha”. E com outras produtoras fez uma quantidade imensa de filmes. Mas fez também televisão. Começou na extinta TV Tupi de São Paulo, participando principalmente sob direção de Geraldo Vietri; em novelas de sucesso, como “Nino, o italianinho”; “A Fábrica”, “Vitória Bonelli”; “Meu Rico Português.”

Atuou também em outras emissoras, como Manchete, em “Ana Raio e Zé Trovão”. Fez ainda minisséries, como “Dona Flor e seus dois maridos”, “Floradas na serra”. Depois passou a dirigir. Fez várias leituras dramatizadas, e dirigiu peças. Nos últimos anos, retomou a carreira de atriz, estando nas novelas “Água na Boca” (2008 / Band) e “Corações Feridos” (2012 / SBT).

Elizabeth Hartmann é uma atriz bastante versátil.