MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

A expansão da Bandeirantes



Quando o canal 13 paulistano, a TV Bandeirantes, decidiu ser uma rede nacional, começou sua expansão por Minas Gerais. A emissora já tinha algumas afiliadas pelo Brasil, mas apenas uma  emissora própria, a geradora de São Paulo. A segunda chegou com a compra da TV Vila Rica, canal 7, de Belo Horizonte.

A emissora tinha entrado no ar em 2 de março de 1967. Era uma empresa do extinto Banco Real. Foi afiliada da Excelsior até 1970. Usava o logo da rede, os 3 círculos. Com o fim da Excelsior se tornou afiliada da Bandeirantes e usou um logo próprio, que na verdade era o famoso “sete” da ABC, que a Record também usou. Quando a emissora foi adquirida pelo grupo Bandeirantes, em 1975, passou a usar o logo da emissora líder e a se chamar TV Bandeirantes.

Salvo engano, não há nada na rede sobre os programas da TV Vila Rica. Nossas pesquisas localizaram uma publicação de 2012 do Blog de Chico Maia (http://blog.chicomaia.com.br/2012/05/30/imagens-historicas-do-futebol-radio-e-tv-de-minas-gerais/) comentando a morte de Alair Rodrigues, nome famoso na crônica esportiva mineira. Ele participou da programação esportiva da Vila Rica. A foto acima e outra mais abaixo são do programa, cujo nome não localizamos.

Alair Rodrigues, Luiz Carlos Alves, Osvaldo Faria, Dirceu Pereira, Bijú, Jairo Anatólio, Dario, Roberto Abras, entre outros, estiveram envolvidos nesse programa.

Logo da Excelsior
O famoso “sete” usado por alguns anos
Logo inaugural da Bandeirantes
Outra imagem do programa, do Blog do Chico Maia

 

#TVVilaRica #BandMinas #ChicoMaia #MuseudaTV

 

 

Em 26-03-2022

Marcos Zago

Marcos Zago

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação